Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Marujada escolhe novos ritmistas

28/03/2005, R. Umpierre, de Parintins.com

Hoje à noite, no Clube Rio Nebro, iniciou a seleção dos novos ritmistas que entrarão para a Marujada de Guerra do Boi Caprichoso. Uma chamada feita no programa de Arlindo Jr., na rádio Novidade FM, atraiu 40 candidatos, a maior parte para tocar surdo.

A necessidade de novos ritmistas surgiu porque 14 ritmistas que integravam a Marujada até o ano passado foram afastados. Entre os motivos do afastamento estão a ausência aos ensaios. Alguns ritmistas foram afastados por não terem participado do Festival em 2004.


Coordenação da Marujada de Guerra em Manaus: Yuri, Críssina, Délio, Mestre Zé Carlos, Cristiano e Lucas Barbosa, auxiliar do Mestre Zé Carlos

A seleção foi organizada pela Coordenação da Marujada de Guerra 2005 - composta por Délio Diniz, Críscina Haddad, Yuri Souza, Cristiano Cordeiro, Ulisses Ribeiro e Cláudio D'Almeida - e conduzida por José Carlos Pereira Campos, o Mestre Zé Carlos, que comanda a Marujada desde 1999. Mestre Zé Carlos deixou claro aos novos músicos: "tem que estar presente nos ensaios e principalmente no Bar do Boi... Ensaiou, tá dentro da Marujada; pisou na bola, tá fora...".

De acordo com Délio Diniz, "o grupo da Marujada em Manaus é bastante coeso e as vagas oferecidas serão preenchidas com aquelas pessoas que demonstrarem primeiro amor ao Boi Bumbá Caprichoso e ao ítem Marujada de Guerra, segundo, terem dominio do instrumento - dando preferência a músicos - e, terceiro, serem responsável e assumirem compromisso com a Marujada de não faltar ensaio e Bar do Boi, assim como, se forem à Parintins, não cairem em tentação de vender as fantasias".

Durante o ensaio-seleção, Mestre Zé Carlos explicou os procedimentos aos novatos, pediu para não comparecerem aos ensaios com roupas da cor do contrário, mostrou vários ritmos e observou cada um dos candidatos. Um dos desafios dos novos ritmistas é adquirir resistência para tocar nos ensaios: em alguns shows, como o de Arlindo Jr ou Robson Jr, a Marujada toca quase duas horas seguidas. E não apenas devem tocar: os integrantes da Marujada devem acompanhar o ritmo com uma pequena cadenciada no corpo, enquanto tocam. Mestre Zé Carlos falou sobre participação, vontade e garra nos ensaios e até disparou contra o contrário: "falta determinação e ousadia, chega dessa mesmice de dizer 'isso é boi..., isso não é boi...'".


Marujos antigos no ensaio: Luiz Fernando (toca surdo, 5 anos de Marujada), Luiz Carlos (caixinha, 2 anos), Luiz Flávio (surdo, 2 anos) e Leonardo (caixinha, 4 anos)

Existem poucas vagas, para surdo são apenas 10. Os novos ritmistas serão definidos no ensaio da próxima quinta-feira, dia 31, no parque aquático do Rio Negro. O ensaio será aberto ao público, com a presença de Arlindo Jr., e as novas toadas já serão ensaiadas. Esses novos ritmistas passarão a ser observados e sua permanência definitiva na Marujada só estará certa se freqüentarem todos os ensaios seguintes e mostrarem dedicação.

A seleção também está sendo feita em Parintins, onde já existem 50 candidatos para tocar a palminha, instrumento característico do Boi de Parintins. "As palminhas estão de volta, a Coordenação do Movimento Marujada em Manaus é favorável a abrir novas vagas... gostaríamos de ter umas 10 palminhas nos ensaios da Marujada em Manaus", disse Mestre Zé Carlos. Como só existem 40 vagas para palminha, talvez estas vagas fiquem com ritmistas da cidade de Parintins.

Entre os candidatos, também se apresentaram algumas mulheres. Ana Paula, toca caixinha há 3 anos e agora quer ser uma ritmista da Marujada. Seu marido, Marcus Cecílio, 24 anos, é parintinense e toca na Marujada desde os 4 anos de idade. Outro candidato, Jorge Portela, 23 anos, é percussionista e já tocou em bandas de pagode, como Grupo Teimosia e participou do Grupo Frenesi. Jorge explicou o motivo para entrar na Marujada: eu sou amazonense, o pessoal daqui tem que incentivar o Boi, só depende da gente para o Boi voltar à glória dos anos anteriores.



Marcos Cecílio, 20 anos de Marujada, e sua esposa Ana Paula

Jorge Portela tocava pagode, agora quer Boi

A pequena Letícia, filha de Anderson, arrisca uma batida no repique