03/04/2005, Jonas Santos
Os cds dos bois Caprichoso e Garantido chegarão às lojas de Manaus, a partir do dia 9 de abril. O boi azul e branco apresenta inovações no cdd oficial de toadas. Das 15 faixas do disco, nove composições serão dançantes, no estilo boizão, como os parintinenses preferem chamar. O Garantido não poupou no repertório e preferiu masterizar o disco com 22 toadas. Serão 40 mil cópias do cd dos bois no mercado. As diretorias das agremiações folclóricas finalizaram todo o trabalho fonográfico em Manaus. Mauro Moares Antony, Membro do Conselho de Artes do Caprichoso e coordenador da escolha das toadas, confimou que o amo do boi, Edíson Santana, canta as quais contrário fanfarrão, que é desafio, de autoria dele e do compositor Sandro Santos. "O nosso disco estará sendo comercializado nas lojas a partir desde sábado 3 de abril, em Manaus", contou Antony.
O coordenador da comissão de Artes e produtormusical do Garantido, Fred Góes, diz que a voz do levadador David Assayag já é marca registrada do boi da Baixa do São José.
Ontem, as galeras começaram a dançar os primeiros passos das novas cantigas, no Sambódramo. Em Parintins, a festa dos bumbás começa no dia 15 de abril com o lançamento do CD do boi Caprichoso, no curral Zeca Xibelão. Neste dia, a diretoria apresenta à galeras novos itens oficiais para o Festival Folclórico de 2005.
Karla Tainá Oliveira 17, escolhida para o posto de Rainha do Folclore vai ser uma das atrações do show. Outros personagens são; Junior Paulain, apresentador; Izabel Silva, cunhã-poranga; Edíson Santana; amo do boi; Analú Vieria, porta-estandarte e Arlindo Junior, que volta a denfeder a função de levandador de toadas.
Na verdade, vão ser três dias de festa em Parintins. De acordo com a programação anunciada pela diretoria, no dia seguinte, sábado, acontecerá o boi de rua. O boi preto vai dançar em frente às residências dos moradores mais antigos da Ilha. E no dia 17 será realizado o primeiro curral da temporada em Parintins. Na terra do boi-bumbá é preciso preparação para acompanhar a maratona dos grupos.