Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Ministro Alfredo Nascimento entrega Ordem de Serviço para construção do Porto de Parintins

04/04/2005, Ag/Nativa Comunicações

Parintins(AM) - No embalo do dois pra lá, dois pra cá, dos bois Caprichoso e Garantido, o Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, entregou hoje de manhã em Parintins, a Ordem de Serviço ao Exército Brasileiro para o início das obras do novo Porto da cidade, um investimento de R$ 18 milhões.

O ministro foi recepcionado no aeroporto Júlio Belém pelo prefeito Bi Garcia (PSDB) e autoridades locais e seguiu direto para o local da obra. Alfredo Nascimento estava acompanhado do general Enzo Martins Neri, Chefe do Departamento de Engenharia e Construção do Exército, a quem fez a entrega da Ordem de Serviço.

Depois de uma breve vistoria no porto, a comitiva seguiu para o auditório Dom Arcângelo Cérqua, onde o Exército apresentou uma descrição da obra de ampliação e mostrou aos parintinenses a maquete do novo Porto.

Antes, porém, o show dos bumbás Caprichoso e Garantido descontraiu as autoridades com uma bela apresentação das cunhãs e entrega de kits em azul e vermelho.

O novo porto vai permitir melhor exploração do potencial turístico da cidade”, disse o ministro. Ele se mostrou feliz por estar em Parintins realizando um sonho do povo. A expectativa é que até o final do ano a obra esteja concluída. Durante a realização do festival, as empresas vão interromper a obra. “Não vamos atrapalhar em nada a realização dessa festa que tomou conta do País como grande festival brasileiro”, disse o ministro assegurando que virá inaugurar a obra podendo contar com a presença do presidente Lula. “A construção do porto vai mudar a realidade econômica de Parintins, mais empregos serão gerados, mais pessoas virão visitar a cidade que tem todas as características voltadas para o turismo. A cidade vai se desenvolver muito mais”, garantiu.

O mais importante é que a mão-de-obra será local com mais de 150 empregos gerados. Isso deixou satisfeito o prefeito Bi Garcia, que vê com passos largos os investimentos chegando a Parintins a partir da construção do porto. “Os grandes navios que ficam ancorados no meio do rio Amazonas poderão atracar no porto”, disse o prefeito, explicando que hoje os investimentos por conta de turistas que deixam de descer dos navios para conhecer a ilha significam perda de 50%. Essa realidade vai mudar porque todos os turistas vão poder visitar a cidade sem o incômodo de serem transportados em pequenas embarcações até o cais.

A OBRA

De acordo com a descrição da obra, o porto será ampliado e dotado de um cais flutuante de 150,00 m x 15,00, em sistema modular de pontões, conectado a uma rampa de 60,00 m x 6,00 m, perfazendo um total de 6750 m2 de berço, para atracação de embarcações regionais de carga e de passageiros e navios de turismo.

Ponte móvel de acesso com 60,00 m de comprimento por 6,0 m de largura, contendo pistas de rolamento e passarelas laterais para pedestres.

Na região do Retro-Porto, a edificação possui 2 pavimentos : Térreo e 1º Pavimento.

O Pavimento Térreo possui 1194,00 m2 destinados a:

Terminal de Passageiros: área exclusiva para embarque e desembarque, desembaraço de documentação e bagagem, saguão de espera, sanitários públicos, guichês de atendimento e venda de passagens e lojas com múltiplas atividades.

Terminal de Carga e Descarga denominado Armazém Geral.

O Primeiro Pavimento possui 1194,00 m2 destinado a Praça de Alimentação, sanitários públicos, vestiários, estandes de vendas de produtos típicos da região, órgãos de apoio institucionais.

Urbanização – A área urbanizada equivale a 7.275,00 m 2 e contempla:

Retro-Área de apoio ao Terminal Hidroviário, contendo circulação, estacionamento de automóveis e área de manobra de veículos, área de adaptação ao Sistema Viário existente.