Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Atraso nos repasses dos bois preocupa vereadores

05/04/2005, Ag/Nativa Comunicações

Parintins (AM) – A preocupação com o atraso nos repasses de verba para os bois Caprichoso e Garantido chegou à Câmara Municipal de Parintins. Os presidentes dos bumbás anunciam o início dos trabalhos de galpão e os primeiros ensaios, porém a realidade indica uma situação de inquietação pela falta de dinheiro.

Ontem o vereador Gil Gonçalves (PFL) foi à Tribuna da Câmara apelar às autoridades, patrocinadores, Governo do Estado e Prefeitura, no sentido de intervir para solucionar o problema.

Nós fizemos tudo o que era necessário e o que era possível. Nós fizemos a lição de casa”, disse o vereador relembrando que os bumbás aprovaram o Regulamento do 40º Festival Folclórico de Parintins como solicitado pela Secretaria Estadual de Cultura. “A Câmara Municipal se reuniu e aprovou a mudança da data festival, mas não podem os bumbás ficarem nessa inquietação, em virtude de não terem recebido os repasses para o Festival”, disse. O vereador, que também é membro do Boi Caprichoso, manifestou a sua preocupação porque sempre no mês de abril, as questões relativas aos recursos estão praticamente definidas. “Estamos na primeira quinzena de abril e não há expectativa nenhuma. Estamos acompanhando as idas e vindas dos presidentes a Manaus e nada foi definido”, argumenta.

Gil Gonçalves disse que é inquietante, sobretudo, para uma cidade como Parintins que quer dar ao festival uma dimensão maior, moralizar a festa e aquecer a economia.

Um agravante é que o Regulamento do Festival, apesar de já estar concluído, não foi assinado pelos presidentes dos bois Caprichoso e Garantido e nem, pelo secretário de Cultura do Estado, Robério Braga.

Início dos Trabalhos

Apesar dos atrasos e das dificuldades de recursos, os bumbás estão anunciando o início dos trabalhos nos galpões. O Garantido realizará missa de abertura das atividades no sábado. Esta semana, os artistas do vermelho e branco assinaram os contratos. São sete artistas de ponta: Jair Mendes, Júnior de Souza, Antonio Cansação, Vandir Santos, Teco Mendes e Marialvo Brandão. A Comissão de Artes repassou o projeto de arena e o trabalho vai começar.

As equipes serão formadas com cerca de 140 pessoas, entre auxiliares, pistoladores, soldadores e demais ajudantes.

No Caprichoso, o presidente César Oliveira anunciou três dias de eventos, com o lançamento do CD no dia 15, o primeiro boi de rua no dia 16 e o primeiro ensaio no dia 17 de abril. O azul e branco também está na expectativa de uma definição dos patrocinadores e do Governo do Estado.

Foto: Peta Cid