17/04/2005, Nativa Comunicações
O encontro do passado com o presente numa grande festa popular. É como se pode resumir o evento Boi de Rua que contagiou os torcedores do Caprichoso no sábado à noite em Parintins. O Boi de Rua é o resgate da arte produzida pelo povo simples da Ilha de Parintins, revivendo o passado, voltando às raízes brincando de boi bumbá pelas ruas.

O povo voltou a brincar de boi no Caprichoso, desfazendo a mítica de que o bumbá azul e branco é o boi da elite. Milhares de torcedores percorreram as ruas de Parintins no cortejo ao touro negro. O evento Boi de Rua durou mais de duas horas e os torcedores do Caprichoso mantiveram, do início ao fim a empolgação arrastando todos que esperavam pelo boi em frente de suas casas.
Boi de Santo, Boi de Santo, que meu amo anunciou Boi de Santo, Boi de Santo que meu santo abençou, foi o refrão que mais se ouviu nas ruas de Parintins, especialmente vindo de torcedores apaixonados pela toada de Simão Assayag.
Sem cordões de isolamento, o boi evoluiu durante todo o trajeto. Além de animado, o Caprichoso estava bonito. Com cabeceira de corda e fitas azuis e brancas enfeitando o chifre, o boi brincou com o povo, saudando os moradores e torcedores antigos e correndo atrás das crianças, que não continham o sorriso no rosto ao ver o Caprichoso todo prosa. A noite foi, definitivamente, do boi.
O saudosismo renova a cada ano o espírito dos parintinenses que tem a oportunidade de brincar o São João como há cinqüenta anos, nas andanças do boi de pano pelas ruas, dançando nos terreiros iluminados por lamparinas.

O boi brincou ao redor das fogueiras em frente das casas levando todos os ersonagens que marcaram a trajetória do Caprichoso como a Dona Aurora, o Gigante, Vaqueirada, Pai Francisco e Mãe Catirina, além dos novos itens oficiais e a Marujada de Guerra.
A nação azul se concentrou às 20 horas na Praça dos Bois, lado azul, de onde saiu a caminhada pelas ruas Nações Unidas, Cordovil, Avenida Amazonas, Gomes de Castro até o curral Zeca Xibelão. Em frente a Catedral do Carmo, as homenagens a padroeira Nossa Senhora do Carmo.
A festa de encerramento teve a participação do levantador oficial de toadas Arlindo Júnior, do amo do boi Edílson Santana e o apresentador Júnior Paulaim.