Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Noite de Estréias no Bar do Boi

24/04/2005, Omar Gusmão/Especial para A Crítica

Júnior Paulain e Edilson Santana, respectivamente novos apresentador e amo, se apresentaram pela primeira vez como itens oficiais. Dois novos ítens do boi-bumbá Caprichoso fizeram sua estréia manauense na noite do último sábado no Bar do Boi. Edilson Santana e Júnior Paulain fizeram apresentações pela primeira vez como Amo do Boi e Apresentador, respectivamente, para a galera Azul e Branco que foi conferir o Bar do Boi. A noite contou com shows de Raiff Mattos, Ranato freitas, a estréia de Edilson Santana com a Marujada de Guerra, Arlindo Júnior também acompanhado da Marujada, Júnior Paulain, também estreando em Manaus com a Marujada , e o grupo Canto da Mata, que foi escolhido para encerrar a noíte. Ainda por conta da semana do índio,dois rituais foram encenados no ínicio das apresentações do novo amo e apresentador .

Antes de Edilson Santana, um Pajé proferiu algumas palavras em tupi-guarani, que foram traduzidas simultaneamente para o público local. Esse é o nosso lugar. Aqui é o nosso lugar. Vamos lutar pelo nosso chão, meu irmão. Por que aqui vamos ficar. Meus irmãos morreram. Colocaram sangue nesta terra. E quando nos lembramos desta tragédia, corta o nosso coração. Sejam bem Vindos , disse o Pajé na língua indígena.

Agradecimento

Edilson Santana agradeceu ao bumbá por ter escolhido para o cargo. estou muito feliz de finalmente ter chegado onde eu queria no meu boi, que mora no meu coração. Usei de pontes para chegar onde cheguei. Agradeço às pessoas que acreditaram no meu sangue azul, disse Santana. Chamar ao palco o novo Apresentador do Caprichoso fico a cargo de Arlindo Júnior,que se apresentou antes de Júnior Paulain. Esse conhece as entranhas do boi-bumbá Caprichoso porque apresentava o boi mirim no nosso curral. Com vocês o item nº 1 do boi, Júnior Paulaim disse o POP da Selva. Um ritual indígena também foi realizado no início da apresentação de Paulaim. trouxemos de Parintins um clima diferente . trouxemos de Parintins um clima animal disse Paulain no início de sua apresentação. O novo apresentador do Caprichoso mora e estuda em Parintins o que, diz ele, ajuda a ficar mais próximo dos artistas e do QG do Caprichoso. Eu me preparei para esse momento. Há nove anos estou no boi, disse ele, de apenas 19 anos. Seu irmão, Israel Paulain desempenha no boi Garantido a mesma função que o irmão mais novo asssume este ano no Caprichoso. Israel é o único VERMELHO da família . Lá em casa a gente brinca com isso, mas leva numa boa. Nada de muito pesado. Ele é o único Garantido mas a família não exclui e trata ele como um Caprichoso vermelho afirmou Júnior.

O Prefeito Serafim Corrêa também fez sua estréia da temporada nos ensaios dos bois. É a minha primeira vez esse ano. Vim trazer um amigo, Márcio França , ex prefeito de São Vicente sp e presidente do PSB em São Paulo, disse o prefeito. O presidente estadual do PSB em São Paulo ficou contagiado com o ritmo e as coreografias do bumbá de Parintins. É muito contagiante e muito bonito. Estou me preparando para levar um grupo de cada boi para uma festa grande que nós realizamos em São Vicente todos os anos em janeiro.A festa dura sete dias e os bois abririam a programação todos os dias, disse. O presidente do PSB em São Paulo afirmou que veio a Manaus trocar algumas experiências de administrações municipais com Serafim. Manaus é a maior cidade que nós governamos atualmente no país . Viemos falar daquilo que já deu certo em cidades grandes como São bernardo, que tem mais de um milhão de habitantes e se aproxima de Manaus em tamanho.Tratamos também do futuro político da região Norte , disse. O vice prefeito Mário Frota, lamentou a perda da popularidade do boi em Manaus. Gosto do boi.Vou a Parintins sempre que posso . O boi de Parintins é uma referência nossa. Forró não é, mas está tomando proporções na cidade que sufocam o boi. Em outras épocas isso aqui estava lotado.Agora está faltando público, que está esquecendo o boi, que é uma bela festa e uma referência nossa, disse Frota,que estava visitando pela segunda vez este ano os ensaios do boi.