08/05/2005, Ag/Nativa Comunicações
O Boi Caprichoso começa a partir de hoje a pagar os os débitos em atraso com artistas e faz um adiantamento de 25% referente aos contratos deste ano. No domingo o secretário adjunto de Cultura, Arlindo Júnior, participou de reunião em Parintins com artistas, diretores e conselho de arte do boi Caprichoso para tratar da liberação de R$ 650 mil para cada associação. O Governo do Estado liberou 100% dos recursos destinados aos bumbás Caprichoso e Garantido.
A princípio o Governo do Estado havia autorizado o repasse de apenas 50% o valor total, sendo que o restante só seria liberado no dia 05 de julho. Sensível a crise financeira dos bois, o Governador Eduardo Braga autorizou a liberação total da verba e os bumbás vão poder honrar seus compromissos, garantir o pagamento de artistas e ainda comprar o material necessário para o projeto do boi de arena. “Nós estamos aqui para dar esta notícia aos bois e dizer que o governador já autorizou que seja repassado 100% dos recursos, minimizando as dificuldades que os bois estavam passando”, disse Arlindo Júnior.
O Caprichoso recebeu a notícia como uma injeção de ânimo e os artistas presentes na reunião já começaram a trabalhar com mais entusiasmo nesta segunda-feira, sabendo que todos terão o pagamento assegurado.
“O Caprichoso está unido, sai da situação de falência e vai disputar para ganhar o título”, disse o presidente César Oliveira.
No boi Garantido, a reunião para tratar dos recursos aconteceu na tarde de ontem na Cidade Garantido, também com a presença de diretores, artistas e comissão de arte. A falta de documentos atrasou a liberação do dinheiro para o Garantido, problema que deve ser solucionado ainda esta semana.
“Os recursos do Garantido já estão na Secretaria de Cultura e assim que for resolvida a pendência de documentação o dinheiro será liberado”, explicou Arlindo Júnior.
O prefeito Bi Garcia tem estado presente em todas as reuniões reafirmando o compromisso da Prefeitura de participar das negociações e assegurar verbas para que Parintins realize um grande Festival em 2005. Bi Garcia acompanhou em Manaus o ato de assinatura do contrato de patrocínio da Coca-Cola com os bumbás Garantido e Caprichoso, que receberam cada um 90% dos recursos, cerca de R$ 609 mil da patrocinadora oficial.
Na maratona dos bois para complementar as verbas e cobrir o orçamento de 2005, mais uma reunião está marcada para hoje. O presidente dos Correios vai receber nesta terça-feira em Brasília as diretorias dos bois Caprichoso e Garantido para tratar sobre patrocínio.
Também estão sendo mantidos entendimentos com a LG, indústria da Zona Franca de Manaus, a Nestlé e empresas de telefonia que haviam retirado o patrocínio mas retornaram pelo posicionamento da Prefeitura de ondicionar que qualquer empresa só poderá ter sua marca destacada na cidade se patrocinar os bois de Parintins. “ A Prefeitura não abre mão dessa posição”, disse o prefeito. “ Não pode uma empresa organizar 20 mil bandeirolas para expor nos postes de Parintins sem estar dentro do Bumbódromo”, declarou.