15/05/2005, Sintia Maciel
Cerca de sete mil pessoas prestigiaram a Noite da festa da Natureza ocorrida no último sábado no centro de Convenções, Sambódromo durante o lançamento do CD oficial 2005 boi Garantindo. A festa da nação vermelha e branca foi embalada pelo som e coreografia de algumas das novas toadas, como Xamãs Ye Kuana, Pássaro Arrebol, Cabocla Amazônica, além dos sucessos antigos do boi da Baixa do São José, acompanhados pelo ritmo contagiantes da Batucada Mata, Carlinhos do Boi, Carlos Batata, Israel Paulain e o rei David Assayag foram responsáveis por contagiar o público do Boi do Povão.
Já há alguns anos tratando da temática da preservação da Amazônia em suas músicas e rituais, o espetáculos do boi vermelho e branco teve sua decoração toda voltada para elementos que remetem à natureza. A presença de todos os itens oficiais do Garantido foi uma atração à parte que empolgou o público tanto na pista quanto nos camarotes.
Não estamos apenas lançando o CD oficial do Garantido. Também queremos mostrar ao público a importâcia de preservarmos a nossa natureza, a nossa floresta, declara o diretor de eventos do Garantido, Rivaldo Pereira a, respeito da proposta do boi vermelho e branco.
Em seguida foi a vez apresentador oficial do Garantido, Israel Paulain, preparar o público para o ritual do pajé André Nascimento, recebido com velas e tochas. A sua aparição foi seguida pelo show do levantador de toadas David Assayag. O ensaio-espetáculo teve continuidade com a chegada da cunhã-poraga Tatina Barros, que surgio do meio do público montada, na alegoria de uma onça pintada, escoltada pela rainha do foclore, Patricia de Goés, também trazida por uma onça e a nova porta-estandarte do boi vermelho Mirrana de Matos, trazia por uma garça. Assim como elas, a sinhazinha da Fazenda, Vanessa Gonçalves, também surgiu do meio do público.
O ponto alto da festa vermelha e branca acontenceu com a chegada do boi-bumbá garantido, que veio acompanhado pelo amo do boi, Tony Medeiros.