Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Bumbás não conseguem aprovar projetos

18/05/2005, Jornal A Crítica

A máquina burocrática e um erro administrativo impediram que os bois Caprichoso e Garantido, respectivamente, pudessem dispor,ontem, de aprovação de seus projetos culturais para receber incentivos financeiros por meio da Lei Rouanet Lei Federal nº 8.313/91 . Em Brasília, na 117ª Reunião da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura CNIC, os Projetos dos bumbás não entraram na pauta por puro entrave. O Garantido enviou projeto, mas foi retirado da disputa por estar, supostamente, inadimplente com o governo Federal. Houve uma falha técnica da comissão, em relação ao convênio 251/2001, da gestão anterior, que foi motivo de denúncia no Ministério Público Federal, formalizada no Ministério da Cultura.

Estamos adimplentes nas três esferas, com o Governo Federal, Estadual, Municipal. Depois a comissão percebeu o erro, mas o projeto não foi à votação e a próxima reunião só deve acontecer entre 15 e 17 de junho, o que inviabiliza o uso da Lei Rouanet para este festival, Explica o diretor comercial do boi vermelho, Aníbal Guimarães.

O Caprichoso teve problemas alheios no envio de seu projeto à CNIC, nem chegando Brasília. Tudo por causa da greve da FUNARTE, no Rio de Janeiro, que analisa a proposta tecnicamente mas que não o fez devido à paralisação. Hoje, os bumbás buscam outras alternativas de aprovação, mas a decepção e a desesperança são gerais.