Caprichoso resgata rodas de boi nas ruas
22/05/2005, Jonas Santos
Tradição bumbá brinca no terreiro das residências como era feito há décadas, antes do festival tomar as atuais proporções. A brincadeira de boi bumbá no terreiro das residências não é coisa do passado. Agora são frequentes as rodas de boi fora do curral. O Caprichoso gostou tanto de levar essa emoção aos torcedores com o projeto boi de rua que decidiu expandir a proposta junto às comunidades. Uma vez na semana o boizinho preto deixa sua sede e vai dançar nos bairros da periferia para a alegria das famílias.Na próxima quarta- feira a manifestação chega à rua Geny Bentes, no Itaúna, o bairro mais populoso da ilha.
Queremos atingir principalmente aquele público que viu o boi simples.E que hoje não consegue mais assistir ao festival, do Bumbódromo, argumenta a pesquisadora Odinéia Andrade diretora do Departamento cultural do Caprichoso.
No dia 1ª de junho, o Caprichoso encerra a visita aos bairros, com uma grande promoção no centro, em frente à praça da Catedral. Boi de santo, toada de Simão Assayag remete às boas lembranças com a batida do tambor na cadência e o canto solto, interpretado na voz de Edílson Santana.