Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Lei Marcial nos Galpões dos bois de Parintins

24/05/2005, Jonas Santos

Os 40 anos do Festival Folclórico de parintins serão comemorados num momento em que os bois Caprichoso e Garantido chegaram ao êxtase da rivalidade. Artistas do Caprichoso, por exemplo, não podem usar uma cor simular à do boi contrário - o vermelho. Para entrar nos galpões na hora do trabalho. Na entrada do quartel general do Diamante Negro, placas avisam logo da proibição com frase Se vier de vermelho por favor não entre . Os galpões são grandes casarões, que servem de oficina para a confecção das alegorias, fantasias e demais adereços da apresentação. No Garantido, paredes imponentes de uma antiga fábrica de sacarias guardam os segredos, do que está sendo preparado lá dentro. a toada de desafio Xô Urubu, cantada nos eventos do boi, é uma prova de que a disputa nas noites de 24, 25 e 26 de junho promete assanhar muito as duas galeras.

Nessas quatro décadas,a blindagem em torno das obras artísticas, criadas para o festival, sempre foi uma cultura do boi-bumbá. Bem diferente do Rio de Janeiro, em que o acesso aos barrações são mais livres, de modo particular, para a impresa. No boi essa advertência é regra geral. Isso, porque as agrimiações preparam o momento surpresa, que pode desequilibrar o resultado da noite.É claro que eu torço que o trabalho dele dê certo, mas não trocamos idéias diz o consagrado Jair Mendes, que tem o filho Jairzinho, um grande artista em potencial, trabalhando há dez anos, no boi adversário. É o criador num duelo de paixões com a criação.

Faltando um mês para a grande festa, os artistas aceleram os trabalhos nos galpões e entram na fase de finalização. O artesão Roberto Reis está há oito anos na área de produção de tribos e fantasias trabalho na comisão de artes e ainda encontro tempo para fzer mais duas fantasiasde itens, diz. Zilkson Reis é um daqueles artistas que se projetou anonimmentes no festival. Foi para São Paulo e ganhou espaço na Mocidade Alegre, assinando como carnavalesco da escola de samba. Estamos trabalhando duro, temos que entregar tudo bem antes do previsto, acrescenta.