Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Auto do Boi e Batucada Anima Curral Garntido

29/05/2005, Omar Gusmão/Especial para A Crítica

Aproximadamenteb dez mil pessoas foram ao Sambódromo mesmo com o evento dividindo, Um público estimado em aproximadamente dez mil pessoas- superando inclusive o lançamento do CD oficial Festa da Natureza compareceu no último sábado ao sambódromo para mais um curral do Garantido. Dividindo o público com o arraial da Cidade e com o Festival Universitário de Música FUM, entre outro eventos, o Auto do Boi e a homenagem à Batucada do Garantido lotaram o local, fato que foi festejado pela organização do ensaio.

Foi uma festa muito bonita. Tudo o que nós pretendiamos para a homenagem à Batucada aconteceu. Esperavamos um resultado mais modesto por causa do feriado e dos outros eventos culturais, mas o manauara está participando cada vez mais dos ensaios dos bois, disse Rivaldo Pereira, coordenador de eventos do Garantido.

A noite seguiu num crescente, com o público chegando aos poucos e tomando lugar na pista, camarotes e arquibancadas. Até pouco depois das 23h, a festa parecia morna, chegando a preocupar a organização do ensaio. Hamiraldo da Mata abriu a festa, seguido de Carlos Batata e a Banda da batucada. Neste ponto, o Sambódromo já estava cheio, com algumas pessoas ocupando lugares nos dois lados da arquibancada. Gente de todas as idades e tipos curtia a música, dançava e se divertia, mas a multidão ainda estava dispersa. A festa alcançou um outro estágio, surpreendendo aos mais otimistas dos coordenadores, quando o Amo do Boi, Tony Medeiros, começou a apresentação do Auto do Boi. Artistas e platéia entraram num estado de completa sintonia na encenação da mítica história do boi- bumbá.

Em seguida, o rei David Assayag, que encontrou a platéia num estado ideal, incendiou o Sambódromo com sua voz que já é parte da identidade do Garantido e com apoio da Vibrante Batucada, que estava numa das noites mais inspiradas. Não dá para resistir. A batida entra no corpo e na alma, disse a estudante Silvia Moura, 18, que foi ao ensaio com um grupo de amigos. A noite seguiu neste clima.


Serafim destaca programação

Serafim Corrêa, que tem prestigiado regularmente os ensaios dos bumbás, foi ao Sambódromo com uma comitiva formada por acessores, empresários e juristas. Ele, que assistiu com empolgação a apresentação do Garantido, seu boi declarado, disse não temer assumir suas preferências, quer em relaçào ao boi, ao futebol ou à politica. Sou Garantido, nacional e Vasco. Não escondo minhas opções. Isso não me impede de ver a beleza do Caprichoso ou dos outros times de futebol, afirmou. Mesmo dizendo não ter tempo para acompanhar com mais atenção o trabalho do boi, ele afirmou ter certeza da conquista do título este ano pelo boi do povão Certamente nos encaminhamos para o bicampeonato, especulou.

Serafim, que também foi ao Arraial da cidade, na Ponta Negra, destacou a variada programação cultural da cidade e disse acreditar que o Festival de Parintins também é , em grande medida , de Manaus. O prefeito também falou da realização do festival Folclórico de Manaus, em julho. É o resgate de um importante evento do calendário cultural da cidade que estava esquecido. Serafim deveria receber em seu camarote uma amostra da evolução do boi, com alguns dos itens oficiais, mas terminou indo à multidão e até a frente do palco. O gesto agradou ao público, que o aplaudiu e ovacionou. Esta certo. Ele não tem de ficar somente no camarote, ele tem de ir até o povo , opinou o auxiliar administrativo Ronaldo Cruz, 23