Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Memorart vai resgatar a história no Caprichoso

02/06/2005, Ag/Nativa Comunicações

A memória e a arte do povo parintinense inspiraram a criação do Projeto MEMORAT, que será lançado pelo Departamento Cultural "Ednelza Cid" , do Boi Caprichoso, no dia 11 de junho. As quatro décadas do Festival Folclórico de Parintins serão contadas pelo Caprichoso no MEMORART. Uma exposição com escritos, fotografias e peças que caracterizam a apresentação dos bumbás na arena será o ponto marcante do projeto. O Caprichoso vai criar o museu do boi para valorizar a história do festival. A coordenadora do Departamento de Eventos, Odinéa Andrade, disse que o Memorart será montado na sede social do boi. O projeto fará homenagens para a diretoria que este ano entrega o cargo com diplomação para o presidente César Oliveira, vice-presidente Hugo Levy e o padrinho Acinélcio Vieira. Serão homenageados o ex-Levantador de Toadas Robson Júnior, a ex-Cunhã-Poranga Jeane Benoliel, a ex-Porta-Estandarte Lucenize Moura e a ex-Rainha do Folclore Daniela Monteiro, que contribuíram para o crescimento da festa do Caprichoso.

A Cabana do Boi, onde se realizavam os eventos foi o primeiro espaço cultural criado pelo bumbá para contar a sua história e servir de ponto de local de encontro dos torcedores para ouvir toadas antológicas e reviver a história dos festivais que marcaram as quatro décadas de Festival.

Outra programação vai acontecer no dia 12 de junho. O Departamento Cultural promove o reencontro dos antigos brincantes do boi da fazem parte do projeto "Tesouros Vivos", pessoas que contribuíram para o inicio da brincadeira. O evento será na Cabana do Boi reunindo padrinho,

Donos e brincantes que contam a história do boi-bumbá em Parintins . O momento será para lembrar e registrar os fatos que marcam os 40 anos do festival de Parintins.