Irmãos Paulain têm desafio
03/06/2005, Jonas Santos/A Crítica
Júnior e Israel vão me dir forças pela primeira vez hoje em confronto na chácara Aiaká, em prévia para o festival. Quem é o melhor no desafio da toada: Garantido ou Caprichoso? Os repentistas sempre sempre mostraram no passado serem bons de gogó. E essa rivalidade perdura há um século.
No começo do tradicional boi de rua, os confrontos entre os brincantes eram sempre inevitáveis, até porque a área urbana da ilha não comportava cinco ruas. As provocações terminavam em ofensas pessoais que encerravam na cadeia pública. Neste sábado, os seguidores dos bumbás terão a oportunidade de eleger esse cobiçado título. O grupo Canto da Mata apresentará a festa denominada O desafio das cores, que vai reunir de um lado o apresentador do Caprichoso, Júnior Paulain, 17, e do outro o apresentador do Garantido, Israel Paulain, 22, Aqui a disputa tem uma singularidade: ambos são irmãos e vão participar de um confronto direto pela primeira vez.
Um aperitivo do 40ª Festival Folclórico de Parintins que este ano será realizado nos dias 24, 25 e 26 de junho, no Bumbódromo. Temos o compromisso de manter viva essa história, do qual somos protagonista, diz Mailzon Mendes, um dos vocalistas da banda. Israel vai ser o primeiro a subir no palco, que está sendo montado na chácara Aiaká, localizada na estrada comunidade do Macurany, a cinco quilômetros da área urbana. Depois, Júnior chama a galera para participar da festa. Ambos terão uma hora para sacudir o público. Em seguida, os toadeiros ficarão em praticados, instalados no meio da platéia para lançarem os desfios. Não vai faltar provocações do tipo Da Cordovil eu sei que sai um urubu..., ou então Vem boizinho da sociedade, vem aprender o que é humildade que levanta o povão , diz o trecho de um dos dos versos do Garantido. Pelo Caprichoso, pode ser destacado: Foram para Manaus sem lenço e sem documento.
Era tanto matuto chorando com fome e dormindo ao relento ou também ninguém usa porque ninguém quer. Vestido é cor para combinação de mulher. Para o festival deste ano, Xô Urubu, de César Moraes e DJ Rogério Lima, do vermelho e Pálido de Medo, de Simão Assayag, estão na boca da galera. O evento promete. Até porque os dois em casa, consegue dividir a própria família. O pai Carlos Paulain, veterano compositor do Caprichoso e autor de Ninguém gosta mais desse boi do que eu, não sabe dizer para quem torce nesta hora.