Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Espetáculo para os 40 anos

06/06/2005, Jonas Santos

Os mágicos artista dos bois-bumbás de Parintins dão forma e movimentos, às alegorias de monstros, lendas e rituais xamanísticos. Mais de 80% de todo o conjunto folclórico, concebido no projeto boi da arena, está pronto. E a previsão é de que até o dia 20 de junho, tudo esteja sendo retirado dos galpõespara o Bumbódromo. Garantido e Caprichoso preparam um espetáculo para comemorar os 40 anos do Festival Folclórico de Parintins diferente, em data que também difere, das dos outros tempos.

Vai ser um espetáculo surpreendente, que é a nossa marca, diz o artista do Garantido, Júnior de Souza. O artesão afirma que gosta de trabalhar a supresa e os momentos impactantes que o boi prepara para a arena. Autor do inesquecível bicho Curupira que andou no Bumbódromo, Júnior trabalha agora se superar. Sempre trabalhamos para fazer o melhor. E temos tudo para superar os outros anos. Gosto do impacto e de vê-lo acontecer, completa. Seus rituais e lendas são momentos esperados pela galera vermelha.

Caprichoso

Se o boi do São José tem o seu trunfo de arena, no galpão do Caprichoso o ritmo marca a aceleração dos operários do boi. Reconquistar o título que escapou no ano passado é a meta que motiva seus artistas, Ozéas Bentes, especialista em ritual indígena, trabalho no galpão central, montando as alegorias que serão à base da apresentação do pajé Waldir Santana e da estreante cunhã-poranga, Izabel Silva. O que temos aqui dentro está adiantado. A concepção do boi foi perfeita, comenta. Estamos criando um boi para ser o campeão. E esse boi está pronto e vai mostrar a cara no dia 20 de junho, diz o artista Rossy Amoedo, revelando o prazo para a conclusão dos serviços.

Seiscentos operários trabalham diretamente nos galpões de alegorias, tribos e capacetes dando retoques nos acabamentos finais das obras de artes.

Rituais

Nesta semana decisiva, as alegorias gigantesca passam a tomar, forma para os rituais que serão montados na arena do Bumbódromo. O tema que o Caprichoso vai explorar este ano, é a Estrela do Brasil. A tradição da brincadeira vai ser um dos pontos fortes da apresentção.

As toadas desse ano ganharam um tom mais românticos, exaltando o amor pelo touro. a toada Boi de Santo, de Simão Assayag, marca o compasso de um novo boi, aguerrido, autêntico e fiel as suas origens.

Mesma Trajetória

A Associação Folclórica Boi-bumbá Garantido, da tradiçãodo mestre Lindolfo Monteverde, mantém a trajetória dos últimos sete anos. Ao decantar a amazônia, o Boi do Povão, espera transmitir o apelo de preservação e conquistar novamente os jurados. Festa da Natureza foi slogan escolhido para concorrer no evento desde ano, onde o boi tenta conquistar o bicampeonato do festival.