Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Festa de rua: bois revivem a tradição neste final de semana

09/06/2005, Ag/Nativa Comunicações

Neste final de semana os bois Caprichoso e Garantido vão marcar seus territórios e as torcidas ganharão às ruas de Parintins na manifestação popular que tem as cores bem definidas. Do lado de baixo da cidade, predomina o azul do Caprichoso e na área de cima é o vermelho enfeita as ruas. Mas não haverá confronto como no passado. O Caprichoso promove o evento Boi de Rua no sábado e o Garantido vai homenagear os namorados no domingo, dia 12 de junho. Para muitos torcedores, a brincadeira de rua é um dos melhores momentos da festa de Parintins retratando o sentimento apaixonado do povo pelo boi de pano. É a tradição da brincadeira que se renova a cada ano valorizando os personagens que ajudaram a formação da cultura parintinense e fortaleceram Festival Folclórico como evento de destaque nacional.

E haja fôlego dos amantes da folia bovina. E para que a festa seja impecável, garantidos e caprichosos estão se empenhando ao máximo para fazer melhor do que o rival.

O Caprichoso quer reviver o passado, voltar às raízes, como é a proposta do bumbá para a festa na arena, prometendo contagiar o povo de azul que se prepara para brincar nas ruas.

Vamos com o espírito renovado brincar o São João como se fazia há mais de 90 anos, nas andanças do boi de pano, dançando nos terreiros à luz de lamparinas, anuncia a coordenadora do Departamento Cultural Odinéa Andrade. A festa valoriza a brincadeira das fogueiras em frente às casas levando os personagens que marcaram época como a Dona Aurora, o Gigante, os vaqueiros, Pai Francisco e Mãe Catirina, além dos itens oficiais, Marujada de Guerra, integrantes da Troupe do Boi e os integrantes da FAB.

A nação azul vai se concentrar a partir de 20h no Curral Zeca Xibelão de onde sairá a caminhada pela rua Gomes de Castro, Avenida Amazonas, Sá Peixoto, Herbert Azevedo, Silva Meirelles, Jonathas Pedrosa, novamente Avenida Amazonas, com encerramento na Catedral de Nossa Senhora do Carmo. Um show pirotécnico está sendo preparado para a chegada do touro negro na Praça da Catedral do Carmo.

No domingo será a vez do Garantido avermelhar a cidade mostrando todo o carisma do povo da Baixa do São José e o resgate da arte produzida pelo povo simples da Ilha de Parintins. A torcida vermelha e branca esta enfeitando as ruas com bandeirolas, vai preparar fogueiras na frente das casas e muito foguete para fazer saudação ao boi de pano. Onde tiver uma fogueira o boi vai parar para dançar, avisa Dé Monteverde, da diretoria de eventos do Boi Garantido. A caminhada pelas ruas começa no antigo curral da Baixa que está sendo revitalizado para receber o povão do São José. O Garantido vai manter a tradição de distribuir rosas vermelhas para as damas enamoradas e não esconde que está preparando algo bem original para satirizar o boi contrário. Todos apostam que o personagem da brincadeira será o urubu. Dé Monteverde afirma que é surpresa e revela que nada será feito como ofensa ou no sentido pejorativo. É uma espécie de gracejo para animar o pessoal. Todos os personagens de destaque do Garantido vão fazer parte da festa com o mesmo espírito dos primeiros brincantes e torcedores que ficaram imortalizados na história do Caprichoso. A programação promete mexer com a cidade durante todo o dia, especialmente nos locais por onde o boi vai passar.