A segurança do Festival Folclórico de Parintins foi discutida ontem em reunião do prefeito Bi Garcia com o comandante da operação, coronel Maués e os oficiais da força tarefa da PM que vão coordenar as equipes que estarão distribuídas em vários locais da cidade .
Um contingente de quase mil homens participará da operação festival, entre Pms, polícia civil, bombeiros e polícia federal. Só da PM serão 657 homens. A força tarefa informou ao prefeito Bi Garcia que no planejamento de segurança deste ano em Parintins está prevista a instalação de um Centro de Monitoramento com câmeras filmadoras que erão distribuídas por toda a cidade.
O Prefeito Municipal de Parintins Frank Luiz da Cunha Garcia decretou ontem, suspensão temporária do expediente da Prefeitura de Parintins, do dia 08 ao dia 30 de junho, embasado pelo artigo 65, inciso VI, da Lei Orgânica do Município. Ele considerou a necessidade de organização do 40º Festival Folclórico de Parintins.De acordo com o Decreto, do dia 08 a 30 de junho do corrente ano, está uspenso o expediente externo da Prefeitura Municipal de Parintins, sendo Gabinete do Prefeito, Secretarias e Procuradoria Jurídica.
Constituem-se exceções ao presente decreto, os órgãos essenciais ao atendimento público como: Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento, Secretaria Municipal de Saúde, Divisão de Terras e Cadastro e Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE. O decreto entrou em vigor ontem.
O prefeito Bi Garcia pediu empenho de secretários municipais,coordenadores e assessores na realização do 40º Festival Folclórico de Parintins que este ano terá a participação efetiva da Prefeitura Municipal em parceria com o Governo do Estado. Bi Garcia e o vice-prefeito Messias Cursino promoveram reuniões com o secretariado e om a Comissão Organizadora do Festival. A orientação é promover um trabalho coeso, de responsabilidade, buscando a profissionalização. O prefeito baixou Decreto nomeando os membros da Comissão Organizadora que terão atribuições de providenciar e coordenar toda a Logística Administrativa, Financeira e Operacional da festa.
Representante do Governo do Estado
Representante do Poder Executivo Municipal
Representante da Associação Folclórica Boi Bumbá Caprichoso
Representante da Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido
Cresce a procura por espaços e barracas padronizadas para o período do festival Folclórico. O chefe do Setor de Terras, Cadastros e Arrecadação, Sérgio Cardoso, responsável pelo cadastro dos barraqueiros que vão ocupar os quase 500 espaços disponíveis, disse ontem que está recebendo muitas ligações de outras cidades, de pessoas interessadas em alugar as barracas padronizadas ou comprar os lotes disponíveis em vários pontos da cidade. Segundo Sérgio Cardoso, os pontos mais solicitados pelos barraqueiros são os da Praça Eduardo Ribeiro e das áreas próximas ao bumbódromo.
Sérgio Cardoso confirmou que os vendedores que residem em Parintins terão o desconto de cinqüenta por cento nas taxas cobradas pelas barracas padronizadas e pelos lotes destinados às vendas de churrascos, bebidas e para camelôs.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente prosseguiu ontem com a campanha de arborização da cidade plantando espécies região consideradas nobres. O Secretário e Vice-prefeito Messias Cursino foi à Praça da Liberdade para acompanhar o plantio das primeiras mudas de árvores nativas. Segundo Messias a proposta é que as praças de Parintins sejam arborizadas com espécies que sempre representaram a geração de riquezas para o homem da Amazônia, através do extrativismo. Na campanha estão sendo usadas mudas de Pau darco, Itaúba, Seringueira, Pau Rosa, Andiroba, Copaíba e outras. Para o vice-prefeito não é bom para o município quando alguém visita a cidade, as praças e não encontra espécies nativas. Uma espécie que está sendo plantada em grande escala nas ruas e em frente aos órgãos públicos, como as estações do
SAAE é o açaizeiro.
O município vai aguardar o repasse da Praça dos Bois pela Construtora e pelo Governo do Estado para iniciar a arborização da área que foi desertificada por ocasião da preparação do solo para o seu calçamento. oje, nos dias de sol intenso, a Praça dos Bois não tem nenhum abrigo para seus freqüentadores. Todas as árvores deixadas pelos antigos moradores foram destruídas. Somente após a conclusão da obra que custou aos cofres públicos quase dez milhões de reais, o Município poderá receber a Praça dos Bois.
A direção do Banco de Sangue Amílcar Monterrey já festeja o sucesso dos primeiros dias da campanha de coleta de sangue para garantir estoque durante o período do Festival Folclórico. Ontem a diretora do Banco de angue, Lia auxiliadora disse que a média atingida foi de 15 bolsas diárias, em três dias. A meta é chegar a um estoque de 120 a 130 bolsas para dar tranqüilidade aos hospitais e a todo o sistema de saúde que será montado para os dias de festa.
As amostras do sangue coletado ainda serão encaminhadas ao Hemoam, em Manaus para o exame de sorologia para em seguida serem liberadas para os hospitais de acordo com as solicitações dos médicos.
A gerente da empresa Ativa Consultoria e Eventos , Zeina Neves, reuniu ontem com o prefeito Bi Garcia para tratar da organização e estrutura interna do Festival Folclórico de Parintins, as necessidades da Prefeitura e a parceria na execução dos trabalhos durante a realização do evento. O Município está integrado com todos os setores do overno com atribuições que visam assegurar apoio e logística no sentido de que a festa seja uma das melhores dos últimos anos.
A equipe iniciou os processos de limpeza do Bumbódromo, arrumação dos camarotes, processo seletivo das recepcionistas para trabalharem na época do Festival. Zeina Neves enfatizou ainda que o mercado de trabalho está mais exigente com relação à capacitação de servidores para este ano, disse ainda que as pessoas que estarão fazendo o atendimento têm que ser absolutamente capazes de realizar um bom serviço aos turistas. Este é o trabalho que a Ativa vem desenvolvendo em Parintins ao longo de todos esses anos, disse Zeina Neves
Fiscais da Suframa e da Caixa Econômica Federal inspecionaram ontem o Matadouro Frigorífico e constataram o cumprimento das exigências do convênio com a Prefeitura Municipal. Os treinamentos que estão sendo realizados no Matadouro têm atraído a atenção de trabalhadores, funcionários dos órgãos do setor primário, pecuaristas e da população. Ontem foram abatidas 42 reses e a cada dia a tendência é diminuir o tempo de abate que está na média de 12 minutos por animal.
O pecuarista Manoel José Lobato que acompanhou os treinamentos disse que o novo Matadouro vai representar para a pecuária e para a economia do Município, o que o Bumbódromo representa para o Festival Folclórico e o urismo. A matança dos animais está sendo acompanhada e fiscalizada pela Codesav e Vigilância Sanitária. A veterinária Cláudia Ramos informou que neste período de testes todos podem ter acesso ao local para o conhecimento sobre o processo de abate. Após a inauguração só será permitida a entrada de trabalhadores devidamente uniformizados, seguindo odas as normas da Inspeção Sanitária.