Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Bois realizam as festas tradicionais pelas ruas

12/06/2005, Diário do Amazonas

Final de semana na Ilha do Boi Bumbá foi marcado pelas despedidas das ruas de Caprichoso e Garantido que a partir de hoje se voltam para os preparativos rumo ao 40° Festival Folclórico de Parintins, nas noites de 24, 25 e 26, na arena do Bumbódromo. No curral da Baixa de São José, a família Monteverde uniu-se em orações na Ladainha de Santo Antônio, tradição deixada pelo fundador do boi Garantido, Lindolfo Monteverde.

A festa dos ilhéus começou na noite de sábado com a última apresentação do Caprichoso nas ruas da cidade. Milhares de torcedores saíram do curral Zeca Xibelão para brincar nas ruas.

A multidão passou por vários pontos históricos da caminhada folclórica da nação azul e branca como é o caso da rua Sá Peixoto com a Avenida Amazonas, local conhecido com esconde e que registra as raízes do Caprichoso. A residência do ex-prefeito e padrinho do boi, Didi Vieira, na rua Jonathas Pedrosa, também recebeu a visita do bumbá.

A caminhada, ao som das toadas do boi, terminou na praça da Catedral do Carmo com o ensaio que teve as presenças dos itens oficiais, do apresentador Junior Paulain e do Amo Edílson Santana. A partir desta semana todas as atividades de ensaios dos bumbá acontecerão no curral Zeca Xibelão.

Vermelho

O lado vermelho da Ilha se movimentou a partir da tarde de ontem com os batuqueiros mirins fazendo apresentação especial das toadas do disco oficial deste ano. No começo da noite a família Monteverde reuniu antigos torcedores para a celebração da Ladainha de Santo Antônio, tradição deixada por Lindolfo Monteverde, mantida pelos filhos e netos do fundador do Boi da Baixa.

Para o filho adotivo de Lindolfo, Euclides Ribeiro da Silva, o Porrotó, hoje com 82 anos, a Ladainha é um ato de fé em Deus e amor que a nossa família tem pelo Garantido. A filha de Lindolfo, Raimunda Monteverde Tavares, 71, lembra que meu pai fez uma promessa quando estava na mata, perto de Manaus, trabalhando para pagar esta terá que hoje é este curral aqui da Baixa de São José. Lá ele adoeceu e fez a promessa de rezar a Ladainha todo ano para agradecer a cura, mas ele já botava o Garantido nas ruas.

Depois da Ladainha, o Garantido saiu pelas ruas da Ilha e brincou onde os torcedores preparam a fogueira de Santo Antônio nos terreiros. Pelo dia dos namorados, a diretoria do boi mandou distribuir rosas para as mulheres. Em frente a catedral de Nossa Senhora do Carmo, os torcedores acompanharam a encenação teatral do auto do boi, com a participação de personagens tradicionais da brincadeira.