Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Caprichoso empalgante no boi de rua

12/06/2005, Ag/Nativa Comunicações

O Caprichoso azulou as ruas de Parintins com um toque de saudosismo, recontando a trajetória do boi , suas andanças pelos terreiros onde brincou São João como antigamente. A torcida azul e branca enfeitou as ruas com bandeirolas, preparou fogueiras, faixas nas frentes das casas e muito foguete para fazer saudação ao boi de pano. É com esse mesmo espírito do boi de rua que bumbá ganha força, fazendo referência aos primeiros brincantes e aos torcedores que ficaram imortalizados na história do Caprichoso.


Foto: Hamilton Bahia

O Caprichoso contagiou o povão na noite de sábado. O povo brincou por mais de três horas e meia e manteve, do início ao fim, a empolgação. A festa arrastou todos que esperavam pelo boi em frente de suas casas.

A Marujada de Guerra rufou os tambores contagiando a torcida por onde passava. Nas esquinas, ruas, aplausos e admiração para os itens femininos do bumbá, a cunhã-poranga, Isabel Souza, a rainhda do folclore, Karla Thainá e a porta-estandarte, Analu Vieira.

A caminhada saiu do curral Zeca Xibelão por volta de 21h e segiu pela Avenida Amazonas no sentido Francesa. na rua Sá Peixoto, os moradores capricharam na decoração. Para os torcedores que acompanham a evolução do festival folclórico a saída do boi às ruas é um evento importante porque resgata a antiga brincadeira quando o Caprichoso dançava de porta em porta, acompanhado por seus brincantes. Ainda na Sá Peixoto, o Caprichoso passou por um de seus antigos currais, o do Sr. Santarém e subiu a Herbert de Azedo, brincando em frente ao escritório central. O presidente César Oliveira mudou o trajeto que seria pela Jonathas Pedrosa e o boi seguiu rua Gomes de Castro, recebendo saudação de representantes da família Cid. Já na avenida Amazonas foi até a Praça da Catedral de Nossa Senhora do Carmo, onde uma multidão esperava para finalizar a festa, em meio a fogos coloridos.