14/06/2005, Ag/Nativa Comunicações
Valdir Viana, fotografado em 1997 por Tony Medeiros |
O prefeito de Parintins Frank Luiz da Cunha Garcia decretou luto oficial por três dias no município de Parintins como forma de homenagear Valdir Martins Viana. Ele tinha 95 anos. O prefeito Bi Garcia refere-se a Valdir Viana como homem simples que terá sua imagem perpetuada na memória dos parintinenses.
O decreto municipal determina o hasteamento dos Pavilhões Nacional, Estadual e Municipal a meio pau nos órgãos públicos do município, como homenagem àquele que sempre honrou a memória e o povo parintinense.
Enterro de Valdir Viana (Foto: Hamilton Bahia)
Valdir Viana é o personagem símbolo da cultura popular de Parintins, por ter realizado curas milagrosas com o dom de pegador de ossos. Ele ficou doente em 1998, vítima de derrame cerebral. Perdeu a fala,teve uma perna amputada e em 2001 perdeu a memória.
Ele ficou conhecido em Parintins como o "médico dos ossos" e enumerou curas de quebraduras e mordidas de serpentes. Usava em suas curas o sumo de paracari, um arbusto da área de Terra-Firme. A erva se tornava milagrosa nas mãos de Valdir Viana.
Em 1998, Tony Medeiros, Amo do Boi Garantido, em parceria com seu irmão, Inaldo Medeiros e Edval Machado, homenageou Valdir Viana, na toada Magia da Toada, que fez parte do cd do Garantido daquele ano:
De onde vem a magia da toada
Vem do sangue do caboclo
(...)
O feitiço e a magia vem da ilha
Tá no sangue
Tá na veia
Tá na vida
Tá nas mãos de Dona Nega, a parteira
Ou nos braços de Valdir Viana