Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Parintins de luto por Valdir Viana

14/06/2005, Ag/Nativa Comunicações

Valdir Viana, foto de Tony Medeiros
Valdir Viana, fotografado em 1997 por Tony Medeiros
Parintins está de luto pela morte de Valdir Martins Viana. Ele morreu na madrugada deste dia 15, em um dos leitos do Hospital Municipal Jofre Cohen, vítima de falência dos órgãos. Os parintinenses deram adeus a Valdir Viana nesta manhã e acompanharam o sepultamento que ocorreu às 10h no cemitério São José.

O prefeito de Parintins Frank Luiz da Cunha Garcia decretou luto oficial por três dias no município de Parintins como forma de homenagear Valdir Martins Viana. Ele tinha 95 anos. O prefeito Bi Garcia refere-se a Valdir Viana como homem simples que terá sua imagem perpetuada na memória dos parintinenses.

O decreto municipal determina o hasteamento dos Pavilhões Nacional, Estadual e Municipal a meio pau nos órgãos públicos do município, como homenagem àquele que sempre honrou a memória e o povo parintinense.


Enterro de Valdir Viana (Foto: Hamilton Bahia)

Valdir Viana é o personagem símbolo da cultura popular de Parintins, por ter realizado curas milagrosas com o dom de pegador de ossos. Ele ficou doente em 1998, vítima de derrame cerebral. Perdeu a fala,teve uma perna amputada e em 2001 perdeu a memória.

Ele ficou conhecido em Parintins como o "médico dos ossos" e enumerou curas de quebraduras e mordidas de serpentes. Usava em suas curas o sumo de paracari, um arbusto da área de Terra-Firme. A erva se tornava milagrosa nas mãos de Valdir Viana.




Em 1998, Tony Medeiros, Amo do Boi Garantido, em parceria com seu irmão, Inaldo Medeiros e Edval Machado, homenageou Valdir Viana, na toada Magia da Toada, que fez parte do cd do Garantido daquele ano:

De onde vem a magia da toada
Vem do sangue do caboclo
(...)
O feitiço e a magia vem da ilha
Tá no sangue
Tá na veia
Tá na vida
Tá nas mãos de Dona Nega, a parteira
Ou nos braços de Valdir Viana