Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Definida Ordem de Apresentação dos bois

22/06/2005, Ag/Nativa Comunicações

O Boi Garantido vai abrir e fechar o 40º Festival Folclórico de Parintins. A ordem de apresentação foi definida hoje de manhã em sorteio realizado na praça da Catedral. Os bumbás não poderiam escolher melhor cenário para a realização do sorteio que definiu a ordem de apresentação para as três noites de disputa no Bumbódromo. Toda uma estrutura foi preparada para o sorteio que aconteceu às 10 horas. Nos bastidores havia muita expectativa entre os dirigentes que mesmo demonstrando tranqüilidade, estavam apreensivos para saber qual o boi que abrirá oficialmente a disputa e aquele que encerrará as apresentações no 40º Festival Folclórico.

De acordo com o Regulamento da competição que tem validade de três anos, o sorteio foi coordenado e homologado pela Comissão Organizadora e pelos dois Presidentes das Associações Folclóricas.

O presidente do garantido José Walmir tirou a pedra maior do sorteio da primeira noite e escolheu abrir o Festival, sendo que o Caprichoso será o segundo a se apresentar na noite do dia 24. No segundo sorteio foi a vez do presidente do Caprichoso César Oliveira ganhar o direito de escolher fechar noite do dia 25. Oliveira também tirou a pedra maior no terceiro sorteio e escolheu abrir a última noite deixando para o Garantido a tarefa de encerrar o Festival.

Nós estamos preparados para abrir ou fechar, argumenta Clemilton Braga, o Peara, responsável pela harmonia da Batucada do Garantido. Ele sustenta que para os vermelhos, a ordem dos fatores não altera o produto e quem tem competência não precisa ficar preocupado com ordem de apresentação. Para nós tanto faz entrar primeiro ou fechar a noite, não vamos para dar espetáculo, afirma. Na opinião de Peara, o nervosismo bate quando o boi chega no portal de entrada e ouve o sinal de ok para entrar na arena. Aí sim, dá um frio na barriga admite.

Sem aquela de a primeira impressão é a que fica, o Caprichoso responde no mesmo tom e seus dirigentes demonstram tranqüilidade. Não vamos ter mais de que ficar até cinco da manhã, então tanto faz, comenta o levantador de toadas Arlindo Júnior. Ele adianta que ao iniciar às 08 horas, haverá tranqüilidade para os bois que poderão abrir ou fechar o espetáculo sem problemas por causa de horário. O caprichoso está pronto para se apresentar em qualquer horário, assinala, lembrando que essa preocupação de primeira impressão é a que fica pode ser vista por outro conceito. É outra concepção, os jurados vão chegar antes para conhecer, observar, terão tempo de ver o que vão julgar.

O Regulamento prevê que as associações terão o tempo mínimo de duas horas e o máximo de duas horas e trinta minutos para cada apresentação nos três dias de festival. A contagem do tempo oficial das apresentações dos bumbas será feita pelo Presidente da Comissão Julgadora e para nortear esse critério será instalado um relógio na área de concentração das duas agremiações, que será de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Parintins e o Governo do Estado do Amazonas.

O evento terá início às 20h e após a primeira apresentação do dia, com um intervalo oficial de 30 minutos, será iniciada a apresentação do segundo concorrente, submetido ao mesmo tempo de duração do espetáculo.

Ordem de apresentação

  • Dia 24- 20h
    Garantido
    Caprichoso
  • Dia 25- 20h
    Garantido
    Caprichoso
  • Dia 26- 20h
    Caprichoso
    Garantido