25/06/2005, Ag/Nativa Comunicações
O comércio de Parintins bombou e quem torcia contra a mudança da data do Festival Folclórico para o último final de semana de junho vai ter que se render porque a festa já é sucesso de público. A cidade está fervilhando e os comerciantes tratando de reabastecer seus estoques porque nem eles acreditavam no crescimento das vendas.
"Cabreiros" com a queda de público nos últimos anos, donos de supermercados e distribuidoras de bebidas não quiseram arriscar e preferiram esperar pela chegada dos visitantes. Por conta do pé atrás, os comerciantes tiveram que solicitar entre uma e três remessas de produtos variados porque uma semana antes do evento o consumo aumentou 50%.
"Ninguém esperava por isso, as vendas dobraram em relação ao ano passado, em todos os comércios está circulando dinheiro", afirmou Rúbio Prado, 32, atacadista do ramo de refrigerantes, água e alimentos. Ele vendeu em 20 dias 1.200 fardos de refrigerante e teve que solicitar três remessas para atender a demanda.
No Supermercado Baranda, um dos maiores da cidade, a gerência tinha uma previsão de vendas que foi superada quatro dias antes da festa. "Acabou todo o estoque de hortifrutigranjeiros, mas já estamos reabastecendo", disse a gerente Nilda Mara,31, informando que uma balsa estava chegando de Santarém e outra de Manaus trazendo mercadoria suficiente para não faltar nos três dias de festa.
O mesmo foi relatado por Gracivaldo Guimarães, 37, da distribuidora Paraíba que considera este o melhor festival dos últimos tempos. A expectativa dele é vender 6 mil dúzias de cerveja, quase o dobro do ano passado.