Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Hoje sai o campeão

26/06/2005, Diário do Amazonas

Hoje será conhecido o campeão do 40º Festival Folclórico de Parintins. Serão julgados 21 itens, que foram divididos em três blocos. Os jurados do bloco A, avaliaram a musicalidade da apresentação dos bumbás, como o item toada, letra e música e a interpretação dos levantadores de toadas. Os jurados do bloco B julgaram a parte cênica e a coreográfica. E o último bloco, o C, avaliou a beleza plástica da festa parintinense, como alegorias e adereços.

As urnas que contêm as notas dos nove jurados serão abertas na Tribuna de Honra do Complexo Esportivo Amazonino Mendes, Bumbódromo, a partir das 11 horas, conforme o regulamento do 40º Festival Folclórico de Parintins deste ano.

A expectativa para a abertura das urnas em Parintins é grande, tanto pelo lado do Caprichoso que tenta reconquistar o título, como pelo lado do vermelho que busca o bicampeonato. Temos certeza que apresentamos um espetáculo perfeito, mostrando e defendendo a Amazônia, agora resta-nos esperar o resultado para comemorar o bicampeonato, disse o presidente do boi-bumbá Garantido, José Walmir de Lima.

Já a diretoria do Caprichoso está confiante. Não viemos grandiosos como o contrário, mas mostramos um boi com os pés no chão e tenho certeza que vamos vencer, mesmo com todas as dificuldades que passamos, disse o presidente do Caprichoso, César Oliveira.

Impugnações podem decidir

As impugnações podem ser decisivas na hora da contagem dos pontos para saber quem será o grande campeão do 40º Festival Folclórico de Parintins. Na primeira noite, nenhuma das agremiações apresentou impugnações à comissão julgadora. O boi Caprichoso ainda tentou, mas desistiu porque não reuniu documentos e provas para apresentar a impugnação para o presidente da empresa de auditoria BDO Trevisan Auditores, Alexandre Sflavic.

A impugnação que o boi azul iria apresentar foi relativa à primeira noite, quando o boi Garantido veio em um balão para a arena sem ter permissão do Ministério da Aeronáutica para voar. Nós chegamos a fazer a carta para apresentar à empresa responsável de avaliar as impugnações, mas não conseguimos receber resposta do Ministério da Aeronáutica, explicou o fiscal do Caprichoso, Sidney Litaiff.

Na segunda noite, diferente da primeira, os bois apresentaram impugnações ao presidente da BDO Trevisan Auditores. Os ficais do Garantido alegaram que o boi azul utilizou fogos quentes no Bumbódromo que, conforme o regulamento, o uso desse material é expressamente proibido. Outra impugnação foi que o Amo do Boi, Edílson Santana, estaria cantando toadas, juntamente com o levantador de toadas do Caprichoso, Arlindo Jr. Caso o presidente da comissão julgadora acate, o bumbá azul poderá perder até seis pontos.

O Caprichoso também apresentou dois pedidos de impugnações. Uma igual ao do Garantido pelo uso de fogos quentes pela torcida no Bumbódromo.

O outro problema que os fiscais do Caprichoso observaram foi que o amo do boi Garantido, Tony Medeiros, na hora que o levantador de toadas Davi Assayag estava cantando a toada que concorreu ao item letra, toada e musica, estava cantando a mesma no ouvido do Davi. Essa é mais grave, ninguém pode interferir na apresentação da toada, disse o fiscal do Caprichoso, Sidney Litaiff. Se essas duas impugnações forem aceitas o boi da Baixa do São José poderá perder seis pontos também.