Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Deu Garantido outra vez

27/06/2005, Diário do Amazonas

O Boi-Bumbá Garantido é o campeão do 40º Festival Folclórico de Parintins, realizado nos dias 24, 25 e 26 de junho. Foi o 27º título do boi da Baixa do São José, contra 14 do Caprichoso.

A disputa desta edição do Festival foi bastante equilibrada, se comparada a anos anteriores, quando a diferença de pontuações entre os bois chegou a passar dos 90 pontos. Este ano, o Garantido obteve 1257,4 pontos, contra 1255,8 do Caprichoso. A pontuação de ambos teria sido maior se eles não tivessem sido penalizados por ultrapassar o tempo de apresentação, que é de duas horas e meia. Na primeira noite, os bois passaram do tempo em três minutos, enquanto na última noite o Garantido desfilou dois minutos além do estipulado. Cada minuto ultrapassado corresponde a um décimo 0,1 de ponto.

Nas três noites, de acordo com as notas dos jurados, o Garantido foi melhor que o Caprichoso. Na primeira noite, o boi vermelho teve uma vantagem de meio 0,5 ponto. Na segunda noite, a vantagem foi de 0,9 ponto. A menor diferença foi na última noite, com o Garantido levando a melhor por 0,4 ponto.

Nos esforçamos para conquistar essa vitória. Ela foi garantida com trabalho, dignidade e não deve haver nenhuma contestação, porque o Garantido foi bem melhor em todas as noites. As notas provaram isso, afirmou o presidente do Garantido, José Walmir de Lima. O presidente do Caprichoso mostrou-se indignado. Foi uma grande injustiça com o nosso boi, mas como vamos entender a cabeça dos jurados?, lamentou.

Estreantes brilham

Dos 21 itens julgados no Festival, o Garantido levou a melhor em 14 deles. O principal destaque foi a performance da Cunhã-Poranga, Tatiane Barros, que em seu primeiro ano defendendo o item 9 na arena, obteve nota máxima em todas as noites.

Apesar da vitória, o Garantido tem motivos para se preocupar. Dois estreantes no Caprichoso venceram adversários bem mais experientes do Garantido. Um deles foi o Amo do Boi, Edílson Santana, que levou a melhor sobre Tony Medeiros, que defendeu este item, este ano, pela oitava vez. Inovando, Edílson deu um tom mais musical ao verso, enquanto Tony é adepto de um estilo mais falado.

Outro que surpreendeu foi Júnior Paulain. Aos 17 anos, bateu o seu irmão, Israel Paulain, na disputa pelo posto de melhor apresentador do Festival. Ele levou a melhor na pacífica briga interna da família Paulain.

Torcedores comemoram na rua

Tão logo o resultado do Festival foi oficializado, centenas de torcedores do Garantido estavam na porta da Sala de Imprensa, recebendo o presidente José Walmir, que trazia não somente o troféu de campeão, mas também o troféu de melhor galera do Festival e outro representando o bicampeonato.

A festa permaneceu lá durante meia hora, seguindo depois uma carreata para a Cidade Garantido, comandada por um trio elétrico que tocava as principais toadas deste ano, em especial Xô, Urubu, música que abriu a última noite de apresentação do boi vermelho e branco. A carreata começou perto do Bumbódromo, em uma área predominantemente azul e branca. De lá, a carreata chegou à avenida Amazonas. O trio elétrico parou em frente à Catedral de Nossa Senhora do Carmo, onde o presidente agradeceu à padroeira de Parintins por mais uma vitória. Em seguida, Israel Paulain, sem nenhum apoio instrumental, cantou a toada Boi de Carmo, e emocionou aqueles que acompanhavam a carreata. Lágrimas eram vistas nos olhos dos torcedores mais fervorosos.

Um momento curioso ocorreu quando, ainda na avenida Amazonas, a carreata passou pela frente da casa do presidente José Walmir. Dois urubus estavam no telhado da casa do presidente, o que gerou bastante provocação por parte dos torcedores e do peara do Garantido, Clemílton Pinto. A carreata seguiu até a Cidade Garantido, onde uma multidão já esperava para comemorar a vitória até o final do dia.