04/07/2005, Diário do Amazonas
A população católica de Parintins e da região do Baixo Amazonas festeja, a partir de amanhã, quarta-feira, a padroeira Nossa Senhora do Carmo. Este ano, a festa do Carmo está chamando a atenção para a celebração dos 50 anos da Diocese de Parintins. As comemorações do ano Jubilar da diocese misturam-se aos dez dias de festa que tem a participação de milhares de romeiros que chegam de vários pontos do Estado do Amazonas e grande parte do Estado do Pará.
A festa será aberta com a tradicional alvorada, a partir das quatro horas da madrugada, com direito a trio elétrico e salva de fogos de artifício em vários pontos da Ilha. A comunidade católica está sendo mobilizada para uma quarta-feira de muita movimentação na cidade.
A partir de hoje começa a recepção dos romeiros que chegam de barcos de linha para reverenciar a padroeira. É esperado um grande número de embarcações que participam do círio fluvial, marcado para as 8h desta quarta-feira, coma a recepção da imagem peregrina da santa que foi levada para Manaus para uma série de manifestações de fé por parte da colônia parintinense radicada na capital.
A procissão fluvial começa na embocadura do Paraná do Limão, onde a embarcação que conduz a imagem se encontra com os barcos que conduzem os fiéis que participam da recepção. De lá, os barcos seguirão até o cais do porto, seguindo em carreata pelas principais ruas da cidade até a Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no Bairro de Palmares.
Os festejos culminam com a grande procissão que reúne milhares de devotos no dia 16, quando a padroeira recebe as homenagens de peregrinos, trabalhadores, políticos e religiosos que se misturam na manifestação de fé considerada das maiores do interior da Amazônia.
Para este ano são esperados mais de 30 mil romeiros, pagadores de promessas e turistas da fé que chegam em barcos de linha, barcos fretados e até navios turísticos, como é o caso do Navio Dona Carlota, que todos os anos traz um bom número de turistas para o último dia da Festa do Carmo.
Com o tema Maria Estrela da Evangelização e da Diocese de Parintins, este ano a organização da festa conta com a participação de artistas dos bumbás Garantido e Caprichoso que vão adornar o Andor, a Catedral e a praça onde se realiza o arraial da santa.