04/07/2005, Ag/Nativa Comunicações
Indicado no ano passado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional para concorrer ao prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, na categoria Preservação do Patrimônio, o Festival dos Bois em Miniatura ganha cada vez mais espaço. É a arte que imita a arte por meio do projeto desenvolvido por crianças e jovens dos bairros Itaúna I e Dejard Vieira em Parintins a 325 quilômetros de Manaus recriando a festa dos bumbás Caprichoso e Garantido num espetáculo em miniatura que este ano chega sua quinta edição. Imitando o espaço do Bumbódromo, os mini bumbás reproduzem com a mesma criatividade as apresentações de itens, alegorias, vaqueirada e movimentos nos módulos. Em 2005 o Festival vai ser realizado nos dias 20, 21 e 22 de agosto e ontem iniciaram oficialmente os trabalhos nos Quartéis Generais QGs das duas agremiações. As diretorias estão empenhadas em promover um show de cores, beleza e magia em pequenas dimensões.
O espetáculo encenará o combate entre os dois bumbás rivais numa acirrada competição que terá o apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas. O Mini Festival Folclórico acontece há cinco anos, mas os bumbás já existem há pelo menos doze anos. A idéia surgiu das crianças, que não podendo participar inteiramente do Festival Folclórico adulto, iniciaram em fundo de quintais, uma ação que cresceu e adquiriu função social bairros mais humildes. Ao mesmo tempo em brincamos de boi, estamos preservando o patrimônio cultural de forma original e criativa, estamos trabalhando temas regionais e confeccionamos as miniaturas que são manipuladas nas apresentações , explicou o presidente do boi-bumbá Mini Caprichoso Elton Júnior Pereira da Silva, 21. Ele participa da brincadeira desde 1993, quando o boi foi fundado. Estou evoluindo com o boi e de artista de tribo cheguei a presidente, conta orgulhoso. Embora o evento adulto, inspirador das crianças tenha alcançado vulto internacional, a ação infantil surgiu e cresceu à revelia destas instituições, movida pela vontade de brincar e de externar a paixão pelos bumbás, característica da cultura regional. As crianças e jovens envolvidos desenvolvem uma ação de preservação das manifestações culturais. Este ano temos mais de 80 pessoas envolvidas e vamos ter o apoio da Prefeitura e da Secretaria de Cultura do Estado, anunciou o artista do Mini Garantido, Francijaner Matos da Silva, 20, que também é oamo do boi. Ele e sua equipe trabalham no QGs com a missão de recriar os mitos da Amazônia com elaboradas fantasias e alegorias, músicas e danças.
Temas
Em Parintins, a rivalidade entre os bois revela um permanente impulso de superação através da arte. O projeto retira meninos e meninas da ociosidade no período das férias e incentiva a produção cultural, valorizando o festival dos bumbás de Parintins. Este ano o Mini Caprichoso tem como tema Expressão Cultural de um Povo, valorizando as tradições, as manifestações culturais, resgatando o folclore popular. O Mini Garantido traz como temática A criação da Amazônia na mão do caboclo e seu futuro, destacando a criação da vida na floresta. Nós vamos mostrar que podemos reciclar também a natureza, podemos reutilizar palha, folhas,frutos, tudo o que está ao nosso alcance, explica Francijaner. brincadeira atrai todos os anos um apaixonado público mirim e fanáticos adultos que revivem nas cores vermelho e azul a paixão pelo boi-bumbá. Os artistas prometem momentos apoteóticos na evolução dos bois, que imitam todos os movimentos de um boi de verdade. Para as apresentações é montada uma estrutura em mesas, que representam a arena, numa espécie de mini Bumbódromo. Por debaixo das estruturas, as equipes de artistas comandarão as apresentações com a movimentação das alegorias e dos itens individuais com 40 a 50 centímetros de altura. Apenas o apresentador, a batucada e o amo do boi serão representados por garotos. Os demais itens formarão o conjunto de bonecos com movimentos e participação nos rituais.