Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Parintins Exporta

12/07/2005, Jornal A Crítica

Os amazonenses terão um bom motivo para passar o carnaval do ano que vem no Rio de Janeiro. A escola de samba Acadêmicos do Grande Rio levará para a Marquês de Sapucaí o tema Amazonas, o Eldorado é aqui, onde irá contar relatos históricos do Estado, desde a cobiça dos expedidores Francisco Orellana e Gaspar de Carvajal, com passagens pelo engrandecimento cultural dos povos, ao desenvolvimento tecnológico do Pólo Industrial da Zona Franca de Manaus.

A intenção é não falar das lendas, mas da história dos colonizadores, das riquezas da floresta e o perigo da internacionalização e da importância que esse Estado representa para o Brasil e o Mundo, disse o carnavalesco da escola de Duque de Caxias, Roberto Szaniecki, que assistiu ao Festival Folclórico de Parintins, no mês passado.

Szaniecki, acompanhado do administrador de barracão, Paulo Machado, passou oito dias na Ilha Tupinambarana, onde conversou com diretores dos bois Caprichoso e Garantido e deixou claro o interesse de contratar os artistas especialistas em movimentos robóticos das alegorias. Estamos a procura do novo, das descobertas e propondo esse intercâmbio cultural com Parintins, afirmou o carnavalesco.

Alguns artistas dos bois praticamente trocaram a toada da Ilha pelo samba do Rio. Logo após o Festival Folclórico eles se mudam para lá, com contratos rentáveis. É o caso de Rossy Amoedo e Jairzinho Mendes, do Caprichoso, que passam grande temporada nos barracões das escolas de samba. Outro exemplo é Zilckson Reis, 25, que, no ano passado, foi eleito carnavalesco da escola paulista Mocidade Alegre e estreou, em 2005, dando o 3º lugar para o grêmio recreativo.