Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Vamos brincar de índio!

26/07/2005, Jornal A Crítica

Parece estar no sangue caboclo o jeito determinado do povo Amazônia. Pode ser até faltar condições ideias de vida, mas não falta uma boa disputa, sempre transformada em festa. É assim em Juruti, Municíío paraense na fronteira com Parintins AM, que sedia o 10º Festribal Festival de Tribos Indígenas, no dia 28, 29 e 30, evento promovido pela prefeitura do lugar. Lá, os tempos de guerras entre tribos rivais não existe a não ser na brincadeira de índio, onde dança e artes são as únicas armas dessa sadia rivalidade.

Por lá, dois grupos folclóricos-batizados de tribos-acertatam os últimos passo para disputar o título de campeão. A Muirapinima defende as cores azul e vermelho. E a Mundurukus se veste de amarelo e vermelho. Ambas levam para a taba do tribódromo um discurso de preservação do meio ambiente, mas o contam de maneiras diferentes.

Temas

Muirapinima vem com o tema Mitologia Indígenas, assinado pelo foclorista jurutiense Aizer Filho. Mundurukus traz Amazônia, esta terra é nossa, com autoria do folclorista e Secretário de Cultura e Turismo de Juruti, Edvander Bastita.

O Azul e Vermelho entra na tab levando o mito da criação indígena e. com ele, todos os demais mitos que os índios utilizavam para preservar a natureza. Mapinguari, Curupira e Yara surgem em alegorias, com movimentos e efeitos de luz, num total de oito alegorias, conta ele. A Flora e a fauna estarão representadas pelo integrantes da tribos, vestidode vitória-régia, pássaros e outro bichos da floresta, como explica Aizer. Nesse dabacuri estarão presentes ticuna, marubo, carajás e o povo do Xingú.

Já o Amarelo e Vermelho relata seu tema com uma grande festatribal, com presença de etnias como os yanomami, os macuxi e os carajá. Para a festa dos Mundurukus serão colocadas no tribódromo seis alegorias para contar o mito Ci, que em tupi-guarani significa mãe da Amazônia. tthrthoNós iremos contar, po exemplo, a lenda do pássaro Juruti e o ritualda Moça Nova. tudo isso com um discurso voltado para a preservação e de como o nosso povo cuida dessa terra, que é nossa, explica Edvander.

Atenção visitantes de Parintins.com: se você for a Juruti, ou tiver imagens da festa, por favor, entre em contato conosco para que possamos publicar algumas fotos.