29/07/2005, Jornal A Crítica
O brilho das luzes. O dom artístico manifestado nas ricas alegorias. O som contagiante. O povo. A dança. O Garantido e o Caprichoso. O Contrário. Parintins. Amazonas. A festa do boi-bumbá. O mistério das lendas. O Brasil de braços abertos para o mundo em toda a sua exuberância folclórica. Com este caleidoscópio de imagens o tenente-coronel da Aeronáutica João de Matos Suzano, que nos últimos cinco anos foi o responsável pela segurança e o controle aéreo da ilha Tupinambarana, abre o seu livro: Brincando de Boi em Parintins que será publicado, ainda este ano, com o apoio da Força Aérea Brasileira FAB.
Nascido no Rio de Janeiro, o coronel Suzano tem 60 anos e no próximo dia 5 de agosto, depois de 42 anos de serviços, deixa as suas atividades na FAB, onde é conhecido como um dos mais refinados oficiais da área de Controle e Segurança Aérea.
No livro, o oficial aborda como se deu a construção do aeroporto local, que nos últimos dez anos passou por uma revolução tecnológica, permitindo que em sua pista pousassem aeronaves de grande porte, como o Boeing da Presidência da República, que em 2003 levou Luiz Inácio Lula da Silva até o coração da mais importante manifestação folclórica do País. Esta é uma obra que nasceu dentro da Aeronáutica, mas movida por um sentimento de encantamento pelo povo de Parintins e de sua arte extraordinária, disse o coronel.