19/08/2005, Carlos Frazão - Assessoria de Imprensa do Caprichoso
O JORNAL DA ILHA começou a ouvir os candidatos a presidente dos bumbás. Nesta edição, apresentamos Carmona Filho (E) e Ray Viana (D), pelo Caprichoso. Todos os demais candidatos serão ouvidos, se assim desejarem. Foram feitas quatro perguntas idênticas a cada um dos candidatos, e no próximo dia 18 de setembro, no horário de 10 ao meio-dia, pela Rádio Clube de Parintins, haverá o GRANDE DEBATE durante o programa Comando Popular, com mediação de Walter Lobato.
As perguntas foram:
POR QUE O SENHOR DESEJA SER PRESIDENTE DO BUMBÁ?
(CARMONA) Pelo comprometimento que eu tenho pela minha cidade, com o festival de Parintins e pelo meu Boi Bumbá Caprichoso e eu gostaria muito de ajudar, fazer uma boa administração, tenho muitos companheiros que estão nessa luta comigo.
(RAY) Eu pretendo ser presidente do Boi Caprichoso para tentar organizar a apresentação na arena e com isso trazer as vitórias que a grande nação azul e branca almeja.
QUAL A SUA PRINCIPAL PROPOSTA PARA O BUMBÁ?
(CARMONA) O Boi de Arena. O investimento será feito no Boi de Arena para resgatar nossos títulos.
(RAY) Organização. Pretendo fazer um Boi viável o ano todo. Acabar com o uso indevido e indiscriminado do nome do Boi, que hoje leva renda a vários setores da economia e a agremiação não é ressarcida por isso. O Boi é um investimento viável.
COMO O SENHOR ANALISA O FESTIVAL FOLCLÓRICO DE PARINTINS?
(CARMONA) O festival é o sentimento da nossa gente, das nossas raízes, e conseguimos desenvolver essa cultura que explodiu no Brasil e no mundo e através dela Parintins conseguiu trazer todos os investimentos para cá. Nosso festival é da maior importância para trazer recursos para nossa cidade e todos nós temos que lutar muito para que não percamos essa festa e para que cada vez mais ela se desenvolva.
(RAY) O progresso desta cidade depende do festival folclórico em sua maior parte e uma boa apresentação dos bumbás na arena faz crescer ainda mais os investimentos que aqui são aplicados, e o os bois são a identidade cultural do estado do Amazonas. Com uma festa organizada, a cidade ganha em todos os setores e isso vem melhorar a qualidade de vida e renda para nossa população.
QUE AVALIAÇÃO O SENHOR FAZ DA ATUAL DIRETORIA DO SEU BUMBÁ?
(CARMONA) Eu como candidato a presidente do Boi Caprichoso não estou aqui para fazer qualquer avaliação sobre o trabalho feito pelas diretorias passadas. O meu pensamento é prá frente, é sobre o trabalho que eu pretendo desenvolver dentro da agremiação sem estar olhando o que foi feito ou deixou de ser feito.
(RAY) Eu me furto a falar de uma diretoria que passou três anos sem o apoio da grande maioria. A formação de grupos pró e contra dentro da agremiação levou ao enfraquecimento do nosso Boi e uma das minhas maiores metas é tentar unir todos os segmentos do Caprichoso para que possamos voltar a ser um Boi campeão.