Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Vicente toma posse com a promessa de unir associados

29/08/2005, Jornal A Crítica

O novo presidente do Garantido, Vicente de Matos, 45, tomou posse ontem à tarde, prometendo unir todos os segmentos do boi em busca do tricampeonato no Festival Folclórico de Parintins (a 325 quilômetros de Manaus) de 2006. A cerimônia de transmissão de cargo aconteceu na Cidade Garantido, reunindo autoridades e sócios da agremiação folclórica. "Não há vencedores. O Garantido é um só. Agora é trabalhar e unir todos os setores do boi, porque o Garantido precisa se manter forte", diz o novo presidente. José Walmir de Lima fez a passagem de cargo enfatizando que Vicente assume o bumbá num momento difícil, porque a eleição de domingo deixou um racha na associação. O novo presidente foi eleito com 811 votos contra 666 do seu adversário Telo Pinto, que era membro da Comissão de Artes e diretor administrativo. Na eleição votaram 1.520 pessoas do universo de 1.907 sócios radicados em Parintins e em Manaus. A festa da vitória foi comemorada com uma carreata que encerrou na avenida Amazonas em frente à praça da Catedral.

Vicente assumiu um dos cargos mais importantes da cultura parintinense, prometendo investir nos projetos sociais para atender a comunidade da Baixa do São José. Na opinião dele, o social necessita ser mais bem trabalhado na ilha. "Estamos apostando nesses incentivos. Podemos desenvolver a escola de artes com cursos profissionalizantes e implementar as ações da batucada mirim, por exemplo", adianta. Vicente era o diretor financeiro da administração de José Walmir e colaborou na programação de equilíbrio econômico do bumbá, que há três anos apresentou um balanço contábil deficitário de R$ 3 milhões. Nesse período o Garantido reorganizou os departamentos e conquistou o bicampeonato, Walmir, que foi dez vezes presidente, deixa a direção do vermelho fortalecido fazendo o seu sucessor. Telo foi derrotado nas urnas com uma diferença de 145 votos. O vice-presidente é o artista plástico Jair Mendes, que já foi presidente do boi vermelho e branco, por duas vezes, entre as décadas de 80 e 90.

No domingo da eleição, uma multidão tomou conta da rodovia Odovaldo Novo, nas proximidades da Cidade Garantido, A Polícia Militar teve que interditar a passagem de veículos na área. O que se viu nas ruas foi uma festa da democracia e uma guerra de sonorização com os trios elétricos animando a campanha. "Foi uma eleição tranqüila", conclui o juiz eleitoral de Parintins, Mauro Antony, que presidiu o pleito. Durante o mês de agosto, os candidatos disputaram a preferência dos sócios, com programas nas rádios e propagandas na Tv. Vicente e Telo promoveram um dos mais acirrados embates para a presidência do Garantido. O novo presidente vai administrar a Associação Folclórica no biênio 2005/2007 e ser o gestor de um movimento financeiro avaliado em R$ 3,5 milhões.

David Assayag

Para o levantador de toadas do boi Garantido, David Assayag, Vicente venceu com humildade e realizou uma campanha sem dinheiro, sem a compra de votos. "A eleição dele foi a vontade do povo. Uma prova de que não se pode misturar política com boi-bumbá. O torcedor do Garantido não aceita isso", diz a estrela da agremiação. David acredita que o resultado mostrou um povo consciente nas suas convicções, que compareceu às urnas para eleger o melhor para o boi e um novo rumo para o Festival Folclóricode Parintins. "Vejo o boi dessa forma, com os sócios do Garantido administrando a Associação Folclórica sem interesses financeiros ou de barganha. Parintins depende do bumbá e dessa festa maravilhosa. Por isso que doamos a nossa vida e tudo o que não temos para que a cultura se mantenha autêntica, na origem, na sua essência. O Garantido é nosso, é do povo, é da Baixa".