27/09/2005, Diário do Amazonas
O Boi Manaus - festa popular realizada em comemoração ao aniversário de Manaus , que este ano tem como slogan uma batida diferente, deve ganhar nova dimensão servindo como atrativo turístico. O diretor de turismo da Fundação Municipal de Turismo Manaustur, Joelson Bácry, informa que a festa, que será realizada entre os dias 21 e 23 de outubro, no Centro de Convenções Sambódromo já foi vendida nos estados de Rondônia e Acre e nas cidades de Santarém e Belém.
A capital de Roraima, Boa Vista, e algumas cidades da Venezuela, próximas à fronteira com o Brasil, também serão visitadas pelos divulgadores do Boi Manaus. Segundo o diretor da Manaustur, 150 lugares em camarotes no Sambódromo serão destinados especialmente a turistas, além de 150 para convidados especiais. A festa que está orçada em R$ 1,5 milhão, segundo a assessoria de imprensa da Manaustur, contará com 27 artistas locais. Participarão cantores tradicionais e novatos e os três bois de Manaus: Garanhão, Corre Campo e Brilhante.
O Boi Manaus será apresentado à imprensa e convidados no próximo sábado em um almoço no Hotel Tropical. No domingo, dia 2, será a vez do público em geral ter uma mostra do que será a festa com apresentação especial no anfiteatro da Praia da Ponta Negra. Do dia 3 ao dia 23 estará aberta a Feira do Turiri, onde será vendida a vestimenta para as pessoas que quiserem brincar no trio elétrico, ao custo de R$ 10. A feira vai funcionar no estacionamento do Estádio Vivaldo Lima, das 20h às 23h30.
Uma das novidades deste ano é que serão realizados seis ensaios do Boi, um em cada zona da cidade, nos bairros da Compensa dia 7, Educandos dia 8, São José dia 11, Cidade Nova dia 12, Santa Etelvina dia 14 e Glória dia 15. Os ensaios acontecerão sempre das 20h às 23h30.
A outra novidade anunciada pelo diretor da Manaustur é que todos os ambientes da festa terão decoração especial a começar pelo anfiteatro da Ponta Negra que vai receber um painel com pintura regional. O espaço para a venda do Turiri será uma espécie de habitação indígena. O portal de entrada, o palco e até mesmo as arquibancadas terão decoração especial. Uma cobra estilizada irá cobrir toda a arquibancada e dela será exalado um perfume, com essência de pau-rosa, que foi escolhido como o novo cheiro de Manaus. Durante as três noites, segundo o diretor da Manaustur, haverá, ainda, uma revoada permanente de pássaros amazônicos sobre o sambódromo.