Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

A maior e mais bela festa popular do Brasil

26/06/2009, Raimundo Clarindo - São João do Piauí

Hoje começa a maior e mais bela festa popular do Brasil: o Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas...

Quem nunca ouviu falar ou apenas escutou breves referências ao Festival na grande mídia, deve achar que estou delirando ao dizer que é “a maior e mais bela do Brasil”. Primeiro é preciso a gente saber que a grande mídia não tem interesse em dar o destaque que o Festival de Parintins merece. A festa é feita por gente simples, gente da floresta; lá as estrelas globais não são as grandes atrações. O grande artista de Parintins é o povo de Parintins, que representa bem a cara, o som, alegria e a alma brasileiras... A grande mídia não gosta disso! E é por isso que a maioria dos brasileiros não sabe que a maior e mais bela festa do país começa hoje, numa ilha quase perdida no meio da floresta...

Agora eu preciso reafirmar que Parintins, de fato, realiza todo final de junho a festa mais bela que o Brasil possui. A musicalidade, as cores, a plasticidade, a iluminação, a poesia... Tudo em Parintins é belo. O talento dos artistas de lá já toma conta até de festas mais divulgadas (e mais queridas da mídia!) como os carnavais de Rio e São Paulo. As alegorias das grandes escolas de samba do sul, que em geral são os grandes investimentos e as grandes atrações nos desfiles, pouco a pouco estão sendo criadas e fabricadas pelos artistas parintinenses... Parintins exportando talento e beleza!

Mas, o Festival Folclórico de Parintins não é só belo. É também grandioso! São três dias de apresentações no bumbódromo (uma arena muito bem estruturada com capacidade para mais de 30 mil pessoas - e sempre lota!) e de muita movimentação na cidade. A ilha fica pequena para tanta gente, do Brasil e de todo o mundo, que quer ver a disputa entre os bois Garantido e Caprichoso. Mas, o povo de Parintins mesmo passa o ano inteiro respirando a disputa e alimentando um amor desmedido pela sua cultura e pelo seu folclore.

Alguém poderia pensar que um nordestino como eu deveria estar agora era fascinado pela movimentação junina que a gente tem por aqui, e que tem sua máxima expressão nas festas de Campina Grande-PB e Caruaru-PE. Eu sou nordestino mesmo e adoro as nossas expressões culturais, a quadrilha, o forró, o xote... Mas, sou brasileiro e sei reconhecer que em Parintins tem uma vibração, um clima muito mais “raiz” do que qualquer outra festa no nosso país. Minha alma pulsa mais no ritmo da toada, que ao som do forró...

Que me perdoem os cearenses, os paraibanos, os pernambucanos e os piauienses, que fazem do mês de junho um tempo de alegria que acende e mantém viva a chama da cultura popular. Mas, eu sou mesmo um traidor, apaixonado por Parintins, pelo Festival Folclórico, pelo boi Caprichoso... mais ainda pelo boi Garantido!!!