Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Cantor manauara se torna destaque na Ásia

15/05/2004, Equipe Parintins.com

Fabiano Neves

Partindo para o outro lado do Mundo, levando na bagagem a Cultura do Amazonas, Fabiano Neves, cantor de toadas oficial do boi-bumbá Caprichoso, esta sendo destaque nos palcos da Korea do Sul e Tailandia. O jovem de apenas 23 anos, que iniciou sua carreira em 2001, e logo considerado uma das revelações no Bar do Boi Caprichoso, foi convidado por empresários asiáticos para representar a cultura brasileira no exterior, em uma turnê com duração prevista para seis meses. Desde o dia 07 janeiro, o artista ausentou-se do Brasil e está com volta prevista para 9 de julho deste ano, quando encerra a turnê, e retornam para Manaus.

Fabiano Neves em parceria com o Grupo Raizes de Um Povo (grupo de expressividade cultural, em apresentacoes turisticas e sagas folclóricas, considerado um dos melhores no seguimento), formam juntos uma equipe de 10 artistas, sendo o proprio cantor somado a mais 9 bailarinos, que durante os shows, se desdobram para apresentar em síntese as raizes amazônicas em contos e tradições do folclore, exibindo rituais indígenas, destaques como sinhazinha da fazenda, os bumbás, cunhã-poranga e porta-estandarte, além das toadas que marcam o ritmo da nossa terra. Mas não pára por aí, o brasileirismo é marcado ao som da Capoeira, sambas de enredo, e a lambada “Chorando se foi” do grupo Caoma, sucesso a 12 anos atrás no Brasil, e agora é um hit na Korea. A interatividade com o público é muito bem aceita, deixando os asiáticos surpreenderem ao cair no samba e dançar o dois-prá-lá-dois-prá-cá, com aquela nossa mesma empolgação cabocla.

Na Tailandia, o intercâmbio cultural foi marcado na capital Bangkok …”lá pudemos apreciar a cultura carregada nas veias daquele povo, sua forma de expressá-la, o orgulho e a valorização que dão a ela, sem falar da receptividade com que tiveram ao conhecer a nossa cultura”…disse Fabiano.

Na Korea do Sul, a turnê já percorreu as cidades de Yong Pyong realizando mais de 60 shows na temporada de inverno do “Snow Festival” num frio de 12 graus negativos; Seoul, nos principais pontos da capital coreana;eEm localidades da turística cidade de Daejon, como no Museu da Ciencia Nacional, durante a exposição mundial “Origins”(a evolucao do homem) ligada a apresentação pela era da Amazônia Quaternária; e ultimamente o show foi um dos principais destaques no Encontro das Culturas Mundiais (WorldCulture), evento que ocorreu em sua primeira versão na cidade de Bucheon, que entre outros, contou com a cultura amazonense em seu palco.

Fabinano Neves na Tailândia Fabiano Neves no Children Park, Korea Fabiano Neves no show em YongPyong, Korea do Sul
clique as fotos para vê-las em tamnho maior

O cantor diz que faz questão de citar sempre que possível, o incentivo que é dado pelos dirigentes do nosso Estado, e da cidade de Manaus, comentando sobre projetos inéditos mundialmente, como é o caso do Projeto Valores da Terra, que visa a estruturação artística através do financiamento livre para a gravação do CD, e sua colocacao no ponto de venda, além do apoio dado pelas secretarias estaduais e municipais, realizando eventos para inserir o artista no mercado de trabalho, associando-o ao meio turistico-cultural, como é o caso dos eventos Carnaboi e BoiManaus.

E para aqueles que acompanham o trabalho do cantor Fabiano Neves, em breve poderão curtir o seu primeiro trabalho fonografico, num CD que será lançado através da Fundacao Vila Lobos como parte do Projeto Valores da Terra em meados do mês de outubro. Mas, enquanto isso, a partir de maio os fãs ja poderão acompanhar a turnê, shows, fotos e muito mais no site http://www.fabianoneves.com.br que vai ao ar com todas as suas novidades. O cantor comenta que futuramente o site será também um portal da música amazonense, todas de artistas locais, em sistema MP3 para donwload, devidamente autorizadas pelos seus compositores.


Veja também: