Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Fascínio pelas alturas

02/05/2006, Ass. Impr. Boi Caprichoso: Joseane Araújo, Peta Cid e Aderaldo Reis

Parintins é o único lugar no Planeta que possui uma fabrica de artistas, que transformam ferro, papelão, isopor, madeira, sementes em obras de arte, que ganham vida pelas mãos de caboclos simples. As obras estão em todo lugar, nas igrejas, nas casas, em cada metro quadrado da pequena ilha. O que mais impressiona é o fascínio pelas alturas. No boi Caprichoso os artistas estão em plena atividade desde o dia 3 de março e já dá para perceber a grandiosidade das alegorias que estarão no festival deste ano. Nos galpões homens se revezam para a construção de grandes módulos que se transformarão em obras de arte no palco da maior festa do Norte, o Bumbódromo.

O galpão central abre as portas bem cedo, às 7 da manhã quando acontece uma invasão de quase 200 homens que se misturam as peças para a construção de módulos.

A criação começa pelo conselho de Arte que planeja o projeto de arena, que em seguida é repassado para as equipes comandadas pelos artistas: Juarez Lima, Ozeas Bentes, Ito Teixeira, Jairzinho Mendes, Rossy Amoedo e Karú Carvalho. Mas para que o projeto se complete há a participação dos soldadores, os que vão fazer os seres encantados da floresta ganhar formas e movimentos reais.

A cada ano surgem novas idéias que emocionam e encantam quem assiste ao espetáculo. Muitos dos que fazem os movimentos são anônimos no boi-bumbá. Ferdinando Guimarães, 44, o Carivardo tem uma longa jornada a cada ano no Festival , autor de vários seres que se movimentam ele diz que não pode haver erro, para isso a construção começa bem cedo, o resultado é gratificante quando a obra dá certo e recebe na arena o reconhecimento de uma nação saudado pelos gritos de emoção. Estamos bem próximos de fazer as coisas mais reais, porque o nosso dom está se associando a tecnologia que nos ajuda a inovar e sempre colocar um produto novo no mercado afirma.

Construir a robótica dos grandes seres requer atenção e acima de tudo segurança, é o que declara Sávio Butel, 46, que relembra de alegorias marcantes como a de 1992 quando a alegoria de um boto mergulhava nas profundezas do Rio Amazonas trazendo a cunha-poranga Daniela Assayag. São momentos importantes que marcam todo um trabalho e colocamos acima de tudo a segurança de quem vai aparecer na alegoria, por isso planejamos e realizamos testes antecipados para que tudo de certo na hora exata revela.

Neste ano a ordem é encher de emoção os olhos dos visitantes e da nação azul e branca, avisa a presidente do conselho de Arte Márcia Baranda. As surpresas serão seguidas das uma das outras. Vamos causar impacto no primeiro minuto de apresentação, porque seremos campeões, enfatiza Baranda.

A grandiosidade de alegorias nos galpões do Caprichoso obrigou a diretoria do boi a solicitar o fechamento de um trecho de 160 metros da Rua Barreirinha ao lado do galpão Central. As estruturas de ferragens estão sendo retiradas do galpão para dar espaço a novos módulos que estão sendo construídos.

O diretor de Galpão José Ribamar Azevedo, o Zezinho, informou que a Prefeitura Municipal e a Policia militar autorizaram o fechamento do local. Queremos que a comunidade parintinense nos compreenda, pois é para o melhor do festival de Parintins confirmando o que vem sendo dito pelo Conselho de Arte de que o boi está de volta com suas estruturas grandiosas.

Foi feita também a solicitação para que a Ceam faça a retirada dos fios de alta tensão que estão ao longo da Rua Barreirinha.