Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Galera: o Comando é Garantido!

16/04/2003, Lídia Ferreira, de Parintins.com

Não se pode negar que as torcidas, nas arquibancadas de Parintins, são um espetáculo à parte.A Galera, assim titulada no bumbódromo, apresenta sincronia, garra e animação que encanta os espectadores e estimula os brincantes. E é, através dela, que o público tem a possibilidade de demostrar a emoção sentida de estar no bumbódromo , fazendo parte diretamente do Festival, assim como os brincantes presentes na arena.

Cláudia,
Cláudia, uma das fundadoras do Comando Garantido

Por ser um tem avaliado e de muito destaque aos olhos dos jurados, os bois criaram grupos de apoio, que organizam,ornamentam e comandam a Galera durante os ensaios e nos dias do Festival. São coreógrafos, artesões, artistas plásticos entre os outros profissionais que dão vida às arquibancadas.

Fundada em 1999, por Salgado (Vladimir Brito), Cláudia, Marcos e Márcio, a torcida oficial do Garantido foi denominada primeiramente de Comando Galera. Conforme modificações ocorridas na no boi, a direção optou por transformar o Comando Galera em Comando Garantido. Houve resistência por parte de alguns integrantes, que continuaram com o Comando Galera de maneira independente. Com o passar do tempo, as divergências entre as duas torcidas foram resolvidas, deixando o boi com uma única Galera oficial, o Comando Garantido.

Hoje, o Comando Garantido possui cerca 500 integrantes, tendo Marcelo Vieira como um da equipe de 5 coreógrafos responsáveis pela Galera vermelha e branca. Segundo ele, a equipe projeta tudo o que será executado nas arquibancadas no Festival e nos ensaios lá mesmo em Parintins, e depois repassa para Manaus. Ele, trabalhando há 6 anos no boi, relata que o grupo é como uma grande família, onde ocorrem desavenças, mas que o coração sempre bate mais forte resolvendo tudo.

Em Manaus, os interessados em fazer parte dessa grande família, podem procurar a secretária Adelaide, no Centro de Convenções, durante as reuniões que ocorrem as quartas-feiras, às 19 horas.

Afinal, fazer parte de torcidas que realmente são organizadas, sem violência como nos campos de futebol e que emociona o mundo pela criatividade e por efeitos visuais, já é um prêmio já que não é todo dia que podemos acreditar que isso existe no Brasil.