Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Jair Mendes ameaça deixar o boi vermelho

13/03/2004, Jonas Santos/A Crítica

O tempo fechou com uma nuvem cinzenta sobre a Cidade Garantido. O artista do boi, Jair Mendes, 60, que trabalhou na Portela no Carnaval carioca deste ano, chegou quinta-feira na ilha e chegou disparando em direção à Baixa do São José.

Numa entrevista concedida a um programa de Rádio Clube de Parintins, Jair ameaçou sair do boi vermelho, criticou a performance do apresentador Israel Paulain, rechaçou as idéias da comissão de Artes e não poupou nem o tripa do boi, Denildo Piçanã, um dos seus discípulos nas oficinas de artes plásticas.

Eu não quero que a diretoria me chame para trabalhar enquanto o Paulinho Faria estiver fora de apresentação do Garantido. O Israel é um bom garoto, tem futuro, mas o Paulinho ainda é o melhor. Ele tem sintonia com os artistas, disparou. Paulain assumiu como apresentador oficial em 2002, após Paulinho Faria ter renunciado a função e indicado para substituí-lo, Israel Paulain, que nos últimos festivais teve bom desempenho, segundo a avaliação dos próprios jurados, na contagem final. Em seguida, mirou para a comissão de Artes, que projeta o boi de arena, dizendo que não está sendo dada a devida liberdade para que ele possa desenvolver seu lado criativo. "Já nos entregam um projeto pronto, concebido, e eu sou contra", afirmou.

Depois, decidiu que voltaria atrás da sua decisão se deixasse de fazer alegorias e fosse chamado para confeccionar o boi Garantido, que concorre nas evoluções. O boi está muito feio, pode reparar. Eu quero fazer um boi que vai parecer vivo, justificou concluindo com elogios a administração do presidente José Walmir, dizendo ser a melhor gestão que o Garantido já teve. O boi que se apresenta no festival vem sendo confeccionado há oito anos pelo tripa Denildo Picanã, que começou na equipe de Mendes. Para cada festa folclórica são produzidos no mínimo seis bois para a arena.

Em resposta as declarações do artista, o diretor administrativo Telo Pinto, que respondia pela presidência e comissão de Artes, com a viagem a Manaus de José Walmir e Fred Góes, disse que o assunto seria pauta de reunião interna. "Reconhecemos e temos profundo respeito pelo mestre Jair. Não vou aqui comentar suas declarações, até porque nem fomos procurados por ele. Este assunto vai ser tratado internamente. Agora só para lembrar quanto ao trabalho da comissão de artes, e dizer que em cinco anos da sua criação, conquistamos quatro títulos", argumentou.

Jair Mendes, foi o artista responsável pelas inovações tecnológicas nos desfiles dos bumbás, na década de 80, introduzindo movimento nas réplicas do boi que se movimentam na arena.