Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

O Boi-Bumbá e a nova estrutura Urbana de Parintins

21/02/2002, José Camilo Ramos

A cidade que encanta, que faz sucesso, pela passividade de seu povo e pelo brilhante festival folclórico, passa a viver a transformação recente e a conviver com novos modelos de vidas ou copiados de outros Estados, apresentados pela Televisão (esta chega à cidade em 1979). Passa a ser influenciada pelo avanço tecnológico; é o momento de sua expansão, onde novos bairros são criados, mas também conhece a fome, a miséria, o desemprego e o aumento da violência, através de grupos de jovens envolvidos com drogas, formando as chamadas galeras (gangues), que lutam contra grupos rivais em plena rua e atacam quem não faz parte desse círculo. Este é a penas um dos lados do descaso do poder público e do preço que a população, especialmente a mais pobre, paga pela expansão da cidade.

Quando a festa tornou-se um grande espetáculo, avançou além de suas fronteiras, exigindo um aparelhamento estrutural para a sua apresentação. Para isso foi construído o bumbódromo, com capacidade para 30 mil torcedores. O Festival exige uma estrutura hoteleira para atender os turistas, porém ainda deixa a desejar. Para amenizar o problema de hospedagem para os turistas do festival, o governo do Estado financiou a construção de apartamentos-suítes , chamados de cama e café da manhã. Este financiamento beneficiou os moradores que tinham uma boa casa e uma certa estabilidade financeira, e tornou-se, dessa forma, uma nova fonte de renda, mesmo que seja só no mês de Junho.

A partir do mês de Maio desaparecem das ruas as galeras porque os jovens estão envolvidos nas confecções de fantasias, capacetes e alegorias nos QG's dos bumbas. Isto é importante, considerando que o jovem passa a ganhar dinheiro e ainda sente-se feliz por estar ajudando o seu boi preferido. As autoridades são contra, devido ao uso de cola, pois pensam que há consumo, mas ressalte-se que no momento em que estão trabalhando não sobra tempo para o consumo de droga.

A cidade (Parintins), a cada, se transforma, torna-se mais atraente, atraindo a população rural para nela residir; mais um fator da mobilidade populacional, porque a cidade começou afazer sucesso; através do festival, apresentou-se na televisão, agora há a oportunidade de ser visto, e até de ganhar dinheiro. O campo ficou mais vazio, a cidade mais cheia.

O boi não foi responsável pelo crescimento da cidade, mas é pela estruturação que vai surgindo. Logo, faz-se necessário a ampliação do porto principal, o surgimento de novos ancoradouros e a exigência de ampliação do aeroporto Júlio Belém para receber aviões de grande porte.