Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

O gingado do Garantido Show!

28/05/2003, Lídia Ferreira, de Parintins.com

O famoso 'dois pra lá, dois pra cá' não limita as diversificadas e criativas coreografias, que dão às toadas uma expressão mais precisa de gingado de boi-bumbá .Item julgado pela dinâmica, criatividade dos movimentos, ritmo e sincronia, as danças ganharam uma atenção especial por parte das Diretorias dos bois, que criaram organizações para auxiliar o trabalho da Comissão de Arte na elaboração e constância do bailado parintinense.

No boi vermelho e branco, cabe ao Garantido Show criar as coreografias e preparar os dançarinos tanto para o Festival quanto para os Ensaios nos Currais. Rivaldo Pereira, que ainda hoje é o responsável pelo Garantido Show, foi quem fundou junto à Arnaldo Texeira a organização em Parintins e em Manaus.

Rivaldo conta que a idéia surgiu durante uma exposição de Artesanatos Amazônicos em Nova York, quando ambos os metores acharam necessário ensinar corretamente o bailado, pois os novos ritmos brasileiros estavam influenciando o boi-bumbá. De volta ao Amazonas em 1995, Rivaldo apresentou o projeto a Diretoria boi Garantido, que aprovou e apoio a coordenação de coreografias em Parintins.

Em 1996, Rivaldo Pereira veio trabalhar no carnaval de Manaus, e sentiu que a necessidade do Garantido Show na capital era maior.Com o apoio da MAG, fez uma seleção de dançarinos no Olímpico Club.Começou a ensaiar com apenas 3 interessados e poucos meses depois, a grupo cresceu para 200 associados.

As musicas são coreografadas em Parintins com o auxilio de mais cinco profissionais: Helio, Pedro, Marcelo, Ricardo e Marcos do boi As danças são elaboradas em Parintins e quando aprovadas pela Comissão de Arte e Diretoria do boi, são repassada para Manaus.

Hoje, o Garantido Show conta com 60 dançarinos, que são patrocinados pela academia CAGIM. Quem dança no grupo é levado para o Festival Folclórico pelo boi e pode participar da festa ou na arena ou na Galera. Os dançarinos são voluntários, mas tem o direito de entrar nos eventos do boi e ganham todos os figurinos.