Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Torcidas do Caprichoso anunciam força, mas revelam discórdias.

14/04/2003, Vitor Lima, de Parintins.com

Uma das características do Festival Folclórico de Parintins, que o torna distinto de tudo no mundo dos espetáculos, é a importância dada àqueles que o assistem: a torcida, chamados em Parintins de galera. E essa importância não é apenas pelo incentivo ou pela energia que transmitem para os bois, mais também, por serem um dos critérios de votação.

Nesse ano, no bar do boi Caprichoso, nos deparamos com duas torcidas: a primeira e com maior tempo de vida, chamada FAB (Força Azul e Branca). A segunda e com um ar de independência, chamada FBI (Força e Bravura Independente).

Os coordenadores das torcidas tentam encobrir, mas é difícil não perceber a existência de afrontes entre os integrantes. Tudo começou quando, depois de várias reclamções contra a administração de Wollace Almeida, assumiu uma nova diretoria na FAB, liderada por Geovanna Guedelha, atual presidenta. Como um dos fundadores e adversário da diretoria vencedora, Wollace Almeida, decidiu então, trazer novamente para a festa uma antiga torcida, a FBI. Eles eram diretores da FAB há cinco anos e nunca deixaram patrimônio nenhum... justifica as antigas reclamações Geovanna Guedelha, e acrescenta: Chateados saíram da FAB e fundaram a FBI.

Wollace afirma que 90% dos componentes da FAB estavam insatisfeitos com a nova diretoria, por isso, decidiu criar a FBI. Quando perguntado sobre possíveis desentendimentos, ele desconversa dizendo que a rivalidade existe, mas é sadia.

Ciente dos afrontes atuais e tentando se precaver para não ter problemas nas noites de apresentação, a FAB garante: Nós temos um documento oficial, assinado pelo presidente do boi, onde ele diz que a única galera, reconhecida pelo boi-bumbá e autorizada a usar o nome do boi-bumbá Caprichoso, é a FAB. Estamos pretendendo ainda jogar na imprensa, mas ainda não... O papel da FBI hoje é só de animação e participação aqui no movimento marujada, mas em parintins não existe FBI. O presidente do boi não é a favor da FBI. palavras de Geovanna Guedelha.

Um dos méritos que a galera deve ter para garantir a pontuação máxima, e que os coordenadores das torcidas não podem esquecer, é a sincronia, o que atualmente não vemos nos seus integrantes.

Portanto, como elemento de apoio do espetáculo, os torcedores do caprichoso devem esquecer as discórdias e lembrar sempre da sua definição: Estímulo de apresentação, massa humana que forma uma das maiores coreografias uníssonas do mundo, e conseguir seu objetivo: ser a mais alegre, a mais contagiante, mais empolgada, ou seja, ser a melhor do festival.