20/09/2006, Equipe Parintins.com
Mesmo antes de chegar a Parintins, eu estava excitado com a vinda a este lugar. Parintins é talvez uma das cidades de tamanho médio mais isoladas do mundo.
Com esta frase, Ricardo Carreón inicia em seu blog a descrição de sua vinda a Parintins com a equipe da Intel™, a indústria que fabrica os processadores Pentium IV. A finalidade da visita a Parintins foi a criação da infraestrutura de conexão sem fio à internet. O blog esclarece o objetivo:
“Neste lugar, a Intel trabalhou para estabelecer uma Cidade Digital com um impressionante grupo de parceiros. A idéia foi estabelecer uma prova de conceito, uma implementação se funcionar em uma cidade que seja tão desafiante funcionará em qualquer outro lugar pelo mundo afora. Intel trabalhou junto com as seguintes organizações neste projeto: Cisco, CPqD, Embratel, Proxim, Fundação Bradesco, as Universidades Estadual e Federal do Amazonas e a Universidade de Sao Paulo.”
Craig R Barrett e Eliane Nucci com o Prefeito e as autoridades locais
Esta é a primeira do que a Intel diz ser uma série de projetos similares para trazer tecnologias avançadas ao mundo em desenvolvimento. Parte do projeto em Parintins é um teste de campo para a tecnologia WiMax, uma tecnologia emergente para emissão de sinais de rede a distâncias de até aproximadamente 80 km.
O trabalho de implantação da cidade digital durou 6 semanas e foi feito por 50 técnicos da Intel e de empresas aliadas do Vale do Silício, como a Cisco Systems e a Proxim Wireless. A Intel e seus parceiros instalaram uma antena de WiMax de 100 metros de altura. Em quatro locais de Parintins - duas escolas, um centro comunitário e um centro médico - os receptores irão traduzir os sinais de rede para o protocolo padrão de rede, Ethernet. Aproximadamente 70 computadores foram doados como parte do projeto.
O própio Chairman da Intel Corporation, Craig Barrett, esteve em Parintins para o lançamento da Cidade Digital. O lançamento foi divulgado hoje em sites internacionais, entre eles, o site da cNet, um dos mais respeitados do setor. Em seu artigo, a cNet coloca a questão como um desafio que foi vencido: Pode a tecnologia WiMax conquistar a floresta? Uma teste inicial feito pela Intel mostra que é possível.
Ricardo Carreón, da Intel, é autor do blog citado nesta notícia e gentilmente cedeu estas fotos para Parintins.com
Os artigos publicados na imprensa internacional e que citaram o evento (em Inglês) são estes:
O blog de Ricardo Carreón, da equipe da Intel, contém uma descrição mais completa do lançamento. Ele também nos cedeu gentilmente as fotos para esta matéria:
Fotos de Ricardo Carreón e Intel Corp: