19/03/2014,
A apresentação de um vídeo com as diretrizes educacionais, palestra motivacional e a apresentação musical de um grupo de estudantes da escola Tadashi Ynomata, foram as boas vindas aos professores comunitários, equipe de apoio pedagógico e coordenadores do Programa Mais Educação, na manhã desta segunda-feira, 17 de março, no auditório do Centro do Idoso "Pastor Lessa".
A solenidade de abertura do Programa Mais Educação contou com a participação da representante do prefeito Alexandre da Carbrás, secretária de Administração e Planejamento Eliane Melo, da secretária municipal de Educação, Desporto e Lazer em exercício Maria Izabel Reis Farias, gestores, coordenadores pedagógicos e professores comunitários da zona urbana e terra firma.
Para a secretária Eliane Melo, a determinação do prefeito Alexandre da Carbrás é transformar a educação pública municipal em uma educação modelo, onde cada educador e cada aluno sejam valorizados para que se possa formar cada vez mais cidadãos agentes de transformações sociais. "É um trabalho difícil que todos temos a
responsabilidade de desenvolver, porém temos que a missão de transforma o difícil em fácil para a qualidade na educação",disse a secretaria.
De acordo a secretária municipal de Educação, Desporto e Lazer em exercício, Maria Izabel Reis Farias, é preciso o empenho de todos para que o programa Mais Educação acontece dentro do planejado.
A coordenadora de projetos e programas educacionais da Semed, Jucineide Campos Noronha, disse que atividades funcionam em 52 escolas municipais com diversos tipos de oficinas pedagógicas também denominadas de macrocampos de acompanhamento pedagógico, distribuídos em educação ambiental, esporte e lazer, direitos humanos em educação, cultura e artes, cultura digital, promoção da saúde, comunicação e uso de mídias, investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica. Jucineide afirma que à tarde as atividades serão para o
estudo do manual operacional, pois este é o memento para tirar dúvidas de professores e gestores.
Em Parintins o Mais Educação teve início no ano de 2010 com nove escolas contempladas, inclusive as da zona rural, chamadas de escolas do campo. Na zona urbana foram contempladas 16 escolas. De acordo com Jucineide Campos este ano mais três escolas serão contempladas, Nossa Senhora das Graças, no Itaúna II; Santa Terezinha, na comunidade Aninga e São Pedro, Parananema.
Jucineide Campos explica que as atividades do Programa Mais Educação funcionam no contra turno, com oficinas dinâmicas que incluem atividades esportivas trabalhadas por professores comunitários. Dentre as disciplinas obrigatórias estão campo do conhecimento voltado para a leitura, matemática, ciência, geografia e história.
O macro campo canteiro sustentado está presente na maioria das escolas do campo onde estão inseridas atividades em hortas, xadrez, esporte que envolve várias modalidades como voleibol, handebol e atletismo. As
escolas também oferecem oficinas de dança. Em Parintins as escolas vão trabalhar com a dança cigana, carimbó hip-hop, pintura desenho, brinquedoteca, brinquedo e artesanatos regionais para a zona rural.
O Mais Educação vai oferecer a disciplina etno jogos que tenta resgatar atividades lúdicas que tinham sido esquecidas pelo tempo. "É aquela oficina que vai trazer de volta as brincadeiras que ficaram para traz, como amarelinha, pula corda e outras".