20/03/2014, Assessoria de Imprensa do Caprichoso
A diretoria do Boi Caprichoso anuncia para o dia 31 de março, segunda-feira, o início dos trabalhos do boi de arena 2014 no galpão central de alegorias. A abertura será feita com a missa de Ação de Graças, no sábado, 29, para artistas e sócios da agremiação.
Desde o dia 12 de fevereiro todos os galpões do Boi Caprichoso passam por revitalização da pintura e readequação da estrutura. Um grupo de voluntários executa as atividades de melhorias estruturais que chegam à reta final nesta semana sob a coordenação geral do artista plástico, Juarez Lima.
Os investimentos priorizados pela diretoria do azul visam conforto para os artistas se sentirem a vontade ao desenvolverem o projeto boi de arena 2014. O galpão central de alegorias do Caprichoso passa a contar com salas específicas para as reuniões do Conselho de Artes, designer, administrativo e refeitório.
De acordo com Juarez Lima, 14 setores essenciais do bumbá receberam manutenção para funcionalidade. "Administrativo, Conselho de Artes, copa, almoxarifado, elétrica, pastelagem, galpãozinho e limpeza. Esse lado operacional nos dará certeza que estamos no caminho certo e temos comprometimento com todos os setores do boi", acentua.
Mudança de conceito
Para as melhorias no galpão, a coordenação geral trabalhou em cima de planejamento com o grupo de artistas voluntários. Uma das principais prioridades foi pintar todo o galpão central com a cor do Caprichoso, o azul celeste. Quem chegar ao galpão já no dia 29 para a missa poderá contemplar uma cachoeira na recepção.
A cascata vai simbolizar a fonte da vida. A obra tem assinatura de colaboradores como Mestre Jair Mendes, Dorico e Juarez Lima. Outra preocupação é quanto a brigada de incêndio dentro do galpão e parte médica, conforme a legislação do Ministério Público do Trabalho (MPT).
Conselho de artes
Com a definição da data de entrada dos artistas no galpão, o vice-presidente do Caprichoso e presidente do Conselho de Artes, Rossy Amoedo, reforça que a missa abre a temporada de trabalhos com as bênçãos de Deus para proteção durante três meses. "Essa missa é tradicional e muito importante para pedirmos proteção", pondera.
Para o presidente do Conselho de Artes, a missa tem significado de união para os artistas conduzirem com inspiração o projeto boi de arena. Rossy Amoedo adianta que não fará alegoria para se dedicar ao Conselho de Artes. Ele antecipa que o Caprichoso traz algumas adequações com ascensão de novos nomes destaques nos últimos anos.
Segundo o artista, a atenção será para todos os alegoristas. Como presidente do Conselho de Artes, a intenção é olhar todos os elementos alegóricos e se possível haverá uma pequena participação. "Teremos nomes novos de pessoas que trabalham no boi. São nove artistas de alegorias e outros farão elementos menores para compor a parte ceno-alegórica", conclui Rossy Amoedo.