28/06/2017,
Oswaldo Neto
O Caprichoso apresentou em Parintins (a 325 quilômetros de Manaus) na manhã desta quarta-feira (28) o projeto de arena que será apresentado em 2017. Ao todo, o Touro Negro deve entrar no Bumbódromo com 15 alegorias e muitas surpresas para as três noites do 52º Festival Folclórico. O projeto foi apresentado dois dias antes da primeira apresentação do boi, que acontece na sexta-feira (30).
Com o tema "A Poética do Imaginário Caboclo", o Caprichoso pretende resgatar elementos antigos do festival por meio de subtemas a serem explorados. A ideia, segundo o presidente da Comissão de Arte, Erick Nakanomi, é fazer com que o Caprichoso traga os turistas à Ilha Tupinambarana para assistir o boi.
"O Caprichoso precisa pensar o boi além da arena. O nosso projeto é grandioso e não temos medo de apresentá-lo agora. Nós estamos seguros do que vamos apresentar na arena e não temos medo de quem pode copiar", disse ele.
Na primeira noite, o Caprichoso conduzirá sua estreia sob a ótica da Tecedura. Neste dia, estão previstas reverências a Silvino Santos e ao Cine Teatro Brasil. O Caprichoso ainda vai mostrar a lenda do caboclo ribeirinho, a lenda do eldorado e o ritual antropofágico Tupinambá.
A segunda noite mostrará o nascimento da cultura cabocla e quais fatores influenciam a arte através da Encantaria. Nesse viés, a plateia deve observar a lenda do curupira e do Touro Negro e a estrela dourada, a figura típica do Vaqueiro da Várzea e o ritual Kupe-Dyep.
Por fim, a terceira noite trará a criação cabocla, que consolida o projeto do Caprichoso para este ano. A figura do calafate, a cabanagem, os icamiabas e a transcendêcia tariana serão alguns dos aspectos apresentados.