19/05/2004, Omar Gusmão/Especial para A Crítica
O Yes, nós temos pop! Acaba de chegar às prateleiras das lojas de disco da cidade o primeiro registro fonográfico do trabalho do cantor Raiff Matos, "Alquimia". Com 11 faixas, entre elas três remixes, o CD traz o mais autêntico pop amazônico, com toda a influência e levada do ritmo do boi-bumbá, mas repleto de elientos que o credenciam como verdadeiro pop de FM.
Com letras simples, batidas dançantes e alguns refrões daqueles que grudam na cabeça, o CD dificilmente seria classificado como CD de toadas, principalmente por quem desconhece o ritmo dos bumbás de Parintins.
É bem verdade que a base rítmica das cinco primeiras faixas - "Eu tô feliz da vida", "Você chegou", "Se fosse você", "Nasci pra te amar" e "De novo feliz" - é a mesma que embala os brincantes nos ensaios dos bumbás. Mas a fusão com os outros elementos as fazem se transformar no que foi convencionado chamar de "som tribal do Amazonas", que na verdade é um pop baseado no ritmo de Parintins.
Remixes
As outras três faixas são "Desejos", uma balada romântica melosa; "Alquimia", um pop-rock, e "Eterno amor", em que o cantor se aventura pelas veredas do charme. As três últimas canções são remixes de "Eu tô feliz da vida", com pitadas de merengue, ao estilo do que fazia o Trio Los Angeles nos anos 80; "Nasci para te amar", dance music para as pistas de clubes, com direito a distorções em vocoder nos vocais; e "Desejos", um remix que aproxima a balada do estilo Jorge Vercillo de fazer música.
Gravado e lançado de maneira independente, o CD tem tudo para tocar nas rádios - todas as faixas trazem as características inerentes a um hit de FM, vender bem e agradar quem não dispensa um bom pop.
Contatos para show com Raiff Matos: (92) 248-8731
Canções deste cd: